TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: diagnóstico tardio e políticas públicas de inclusão

  • Autor
  • DIMAS PEREIRA DE SOUZA FILHO
  • Resumo
  • Introdução: O presente trabalho está em desenvolvimento, na fase de projeto de pesquisa. O termo autismo, é objeto de estudos e pesquisas constantes, por se tratar de um transtorno que exige um conhecimento aprofundado, para uma melhor compreensão de quem recebe o diagnóstico. Entende-se por autismo um transtorno do neurodesenvolvimento, que compromete a comunicação, habilidades sociais e comportamentos estereotipados, manifestando-se de forma, leve, moderada e severa. Objetivo: Analisar as principais contribuições das políticas públicas para a pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: O presente trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica. Resultados: Como a pesquisa está sendo desenvolvida, não se obteve resultados precisos em relação ao tema. Conclusão: A implementação das políticas públicas à pessoa com Transtorno do Espectro Autista é de suma importância, para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e garantidos o acesso aos sistemas de saúde, educação e inclusão. Torna-se também importante a capacitação e preparação dos profissionais da área da saúde e educação, para lidar com indivíduos que passaram boa parte da vida sem uma definição de quem são ou suas peculiaridades. A presente pesquisa é necessária, a fim de aumentar a percepção sobre o tema e propiciar a disseminação de informação para a sociedade, proporcionando uma melhor compreensão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

  • Palavras-chave
  • Transtorno do Espectro Autista. Políticas Públicas. Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Sociais Aplicadas
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