Introdução: Nas avaliações físico-funcionais, é importante se atentar aos pés, avaliando-os em pé cavo ou pé plano, uma vez que, são estruturas que recebem toda a distribuição de descargas de pesos do corpo Objetivo: Identificar o déficit na coordenação motora e relacionar diretamente a alteração do arco plantar de crianças em fase escolar. - Metodologia: A pesquisa foi de caráter transversal e descritivo realizado com crianças de 6 a 1 anos de Escola Estadual do interior de Minas Gerais. A avaliação da coordenação motora foi feita por meio do teste KTK (Körperkoordination Test fürKinder e para a avaliação do arco plantar foi realizada a impressão plantar e posteriormente feito o cálculo do Índice de Chippaux-Smirak (CSI). Logo, ao correlacionar os índices de CSI do pé direito e esquerdo com o QM, utilizou o teste de correlação de Pearson, Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. O estudo foi aprovado pelo COEP - Comitê de Ética em Pesquisa – UNICERP sob o protocolo Nº: 20211450PROIC005. Resultado: Participaram no total do estudo 144 crianças com idade de seis a doze anos. Observou-se que as crianças escolares dos anos iniciais do fundamental apresentam déficits na coordenação motora e prevalência de pés planos. Conforme o teste de Kruskal-Wallis, não houve uma diferença estatisticamente significativa do QM tanto do pé direito quanto do pé esquerdo (p-valor > 0,05). Conclusão: Conclui-se que, embora a coordenação motora e impressão plantar apresentarem resultados compatíveis e relevantes, não obtiveram significância estatística.
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