A INFLUÊNCIA DE ALTERAÇÃO DO ARCO PLANTAR NA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR

  • Autor
  • Maria Clara Pereira Silva
  • Co-autores
  • Nilce Maria de Freitas Santos , Gisélia Gonçalves de Castro
  • Resumo
  •  

    Introdução: Nas avaliações físico-funcionais, é importante se atentar aos pés, avaliando-os em pé cavo ou pé plano, uma vez que, são estruturas que recebem toda a distribuição de descargas de pesos do corpo Objetivo: Identificar o déficit na coordenação motora e relacionar diretamente a alteração do arco plantar de crianças em fase escolar. - Metodologia: A pesquisa foi de caráter transversal e descritivo realizado com crianças de 6 a 1 anos de Escola Estadual do interior de Minas Gerais. A avaliação da coordenação motora foi feita por meio do teste KTK (Körperkoordination Test fürKinder e para a avaliação do arco plantar foi realizada a impressão plantar e posteriormente  feito o cálculo do Índice de Chippaux-Smirak (CSI). Logo, ao correlacionar os índices de CSI do pé direito e esquerdo com o QM, utilizou o teste de correlação de Pearson, Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. O estudo foi aprovado pelo COEP - Comitê de Ética em Pesquisa – UNICERP sob o protocolo Nº: 20211450PROIC005. Resultado: Participaram no total do estudo 144 crianças com idade de seis a doze anos. Observou-se que as crianças escolares dos anos iniciais do fundamental apresentam déficits na coordenação motora e prevalência de pés planos. Conforme o teste de Kruskal-Wallis, não houve uma diferença estatisticamente significativa do QM tanto do pé direito quanto do pé esquerdo (p-valor > 0,05). Conclusão: Conclui-se que, embora a coordenação motora e impressão plantar apresentarem resultados compatíveis e relevantes, não obtiveram significância estatística.

     

  • Palavras-chave
  • Coordenação motora, Arco Plantar, Crianças.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Darlan Leite da Silva Marques
SAMIR ALVES DAURA
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica