APRAXIA DE FALA INFANTIL E A INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM O MODELO ReST: UM ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • KAROLINA DE FÁTIMA GONÇALVES TREVISANUTO
  • Co-autores
  • GABRIELA VIOLA COPPE
  • Resumo
  • Introdução: A apraxia de fala infantil, um dos tipos de transtorno de fala, apresenta divergências nos critérios diagnósticos, tornando-o complexo e dificultando na intervenção, visto que demonstra uma carência de estudos voltados para o tratamento da AFI. Objetivo: Apresentar a proposta de intervenção fonoaudiológica ReST direcionada para o tratamento de uma criança com AFI. Metodologia: Estudo de caso descritivo de uma criança de 4 anos do sexo masculino com diagnóstico de AFI. Para a coleta de dados da avaliação, foi observado o subteste do protocolo ABFW na área de fonologia, com as provas de nomeação e imitação e um checklist, contendo as principais características da AFI. Após a análise, foi realizado a intervenção com o método ReST, contendo 20 pseudopalavras distribuídas em 7 oxítonas, 7 paroxítonas e 6 proparoxítonas, apresentadas nas 12 sessões divididas em 3 vezes por semana com duração de 50 a 60 minutos cada. Posteriormente, foi realizado a reavaliação com os mesmos critérios da avaliação para verificar os resultados adquiridos pelo o paciente. Resultados: Foi apresentado as etapas de execução da intervenção ReST direcionada para o tratamento de uma criança com AFI, bem como verificado os aspectos remediados como: distorção e erros em vogais, dificuldade na configuração articulatória iniciais, dificuldade em palavras maiores, fala lentificada e alteração prosódica, e por fim, comparado a avaliação e reavaliação com os resultados adquiridos pela criança. Conclusão: Conclui-se que o método ReST é funcional para o tratamento de apraxia de fala infantil, dado que o paciente adquiriu aspectos segmentais e suprassegmentais da fala.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem motora, Desenvolvimento infantil, Dispraxia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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