Introdução: A coordenação motora entende-se como uma interação entre sistemas, sendo eles: musculoesquelético, nervoso e sensorial. Diante disso, com a união da função de cada um, tem-se uma coordenação com execuções precisas e harmoniosas. Objetivo: Avaliar a coordenação motora de crianças escolares. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa que utilizou o método descritivo quantitativo, realizada em uma escola estadual de uma cidade no interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de preenchimento de um questionário do perfil sociodemográfico e aplicação do Teste Körper Koordinations test Für Kinder (KTK), no período de fevereiro a junho de 2022. O presente estudo teve como critério de inclusão crianças entre 6 e 11 anos de idade que estavam estudando em uma escola estadual do interior de Minas Gerais. O estudo foi aprovado pelo COEP - Comitê de Ética em Pesquisa – UNICERP sob o protocolo Nº: 20211450PROIC005. Resultado: Foi descrito a avaliação da coordenação motora de 144 crianças, as quais foram divididas em cinco grupos conforme o ano escolar do ensino fundamental I. Dentro desta descrição, 51,7% são do sexo masculino e 48,3% do sexo feminino. Ao comparar os sexos, não houve uma diferença estaticamente significativa no quociente motor (QM) entre ambos. Já ao analisar a diferença em relação a idade, foi possível observar que crianças com idades superiores possuem uma média de QM superior comparada a de crianças de idades inferiores. Conclusão: Conclui-se que, de acordo com o teste KTK, crianças escolares do fundamental apresentam déficit na coordenação motora em relação a equilíbrio, ritmo, agilidade, velocidade, lateralidade e força. Logo, esse déficit é mais presente em crianças de idades inferiores. Dessa forma, a avaliação da coordenação motora por meio do KTK possibilitou a identificar as alterações do desenvolvimento motor, possibilitando assim uma estimulação precoce de atividades motoras em ambientes escolares e domiciliares.
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