PLANEJAMENTO ESTRATEGICO APLICADO EM UMA MICROEMPRESA DO RAMO DE VESTUÁRIO

  • Autor
  • Eduardo reis da silva
  • Co-autores
  • João batista Ferreira
  • Resumo
  •  Introdução: A gestão empresarial é basicamente uma estratégia de condução de negócios visando a obtenção de lucros e satisfação do cliente. Uma gestão empresarial embasada no planejamento estratégico traz um diferencial competitivo enorme em relação aos concorrentes, visto que eleva a capacidade e eficiência na tomada de decisão.   Objetivos: Demonstrar o Planejamento Estratégico como diferencial competitivo aos tomadores de decisão, através de um estudo de caso em uma pequena empresa do comércio de roupas. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e um estudo de caso realizado em uma pequena empresa do setor de vestuário da região de Patrocínio em Minas Gerais. Resultados da pesquisa: Os resultados encontrados com base na análise estratégica da empresa de vestuário se resumem em algumas ações de melhorias, tais como: melhoria nos processos de gestão, principalmente gestão de estoque e financeira e no marketing; através da análise SWOT foram observadas algumas características únicas da empresa, como preços acessíveis e atendimento diferenciado, em relação a seus concorrentes, assim aproveitar estes diferenciais e torna-los mais visíveis ao consumidor final é essencial. Vale ressaltar ainda que a estratégia adotada pela empresa é a liderança em custos, com foco em reduzir ao máximo os custos a fim de oferecer um preço mais atrativo ao cliente final. Conclusão: Conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial e de grande importância para as pequenas empresas, e quando utilizado corretamente torna-se um diferencial competitivo. Neste contexto, para o gestor empresarial utilizar o planejamento estratégico com maestria é necessário que a empresa tenha processos, como controle de estoque, gestão financeira, gestão de pessoas e marketing, bem definidos.

     

    Palavras-chave: Estratégia. Gestão. Processos.

     

  • Palavras-chave
  • estratégia, gestão, processos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Darlan Leite da Silva Marques
SAMIR ALVES DAURA
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica