Introdução: A gestão empresarial é basicamente uma estratégia de condução de negócios visando a obtenção de lucros e satisfação do cliente. Uma gestão empresarial embasada no planejamento estratégico traz um diferencial competitivo enorme em relação aos concorrentes, visto que eleva a capacidade e eficiência na tomada de decisão. Objetivos: Demonstrar o Planejamento Estratégico como diferencial competitivo aos tomadores de decisão, através de um estudo de caso em uma pequena empresa do comércio de roupas. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e um estudo de caso realizado em uma pequena empresa do setor de vestuário da região de Patrocínio em Minas Gerais. Resultados da pesquisa: Os resultados encontrados com base na análise estratégica da empresa de vestuário se resumem em algumas ações de melhorias, tais como: melhoria nos processos de gestão, principalmente gestão de estoque e financeira e no marketing; através da análise SWOT foram observadas algumas características únicas da empresa, como preços acessíveis e atendimento diferenciado, em relação a seus concorrentes, assim aproveitar estes diferenciais e torna-los mais visíveis ao consumidor final é essencial. Vale ressaltar ainda que a estratégia adotada pela empresa é a liderança em custos, com foco em reduzir ao máximo os custos a fim de oferecer um preço mais atrativo ao cliente final. Conclusão: Conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial e de grande importância para as pequenas empresas, e quando utilizado corretamente torna-se um diferencial competitivo. Neste contexto, para o gestor empresarial utilizar o planejamento estratégico com maestria é necessário que a empresa tenha processos, como controle de estoque, gestão financeira, gestão de pessoas e marketing, bem definidos.
Palavras-chave: Estratégia. Gestão. Processos.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Darlan Leite da Silva Marques
SAMIR ALVES DAURA
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica