O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM DO USUÁRIO

  • Autor
  • Thalia Gonçalves Silva
  • Co-autores
  • Stefania Cristina Ribeiro França
  • Resumo
  • Introdução: A internet tornou-se comum entre a população, e com o crescimento do seu uso também aumentou a variedade de ferramentas disponíveis, como mídias sociais, perfis influenciadores e aplicativos. Os perfis de celebridades tornaram-se mais prevalentes nas mídias sociais, e a exposição a esse conteúdo aumentou a insatisfação corporal ao visualizar imagens utópicas de corpos, rostos, viagens e estilo de vida. Nesse Contexto Objetivo: investigar por meio de uma revisão sistemática como as mídias sociais afetam a autoestima de seus usuários. Metodologia: Foram selecionados 07 estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão  A internet se tornou comum entre a população, é com crescimento do seu uso também aumentou a variedade de ferramentas disponíveis, como mídias sociais, perfis influenciadores e aplicativos. Resultados: A baixa autoestima, pode ser agravada pelo que é frequentemente chamado de efeito rede social. Isso ocorre quando os usuários se comparam constantemente a influenciadores, que frequentemente apresentam vidas altamente incríveis, corpos "perfeitos" e realizações espetaculares. Essas comparações podem minar a autoestima, gerando sentimentos de inadequação e desvalorização pessoal. A pressão para atender aos padrões irreais também é evidente. Influenciadores e até mesmo amigos apresentam um ideal de beleza e sucesso que é muitas vezes inatingível. Os usuários sentem uma pressão constante para atender a esses padrões Conclusão: De acordo com os estudos selecionados, as mídias sociais influenciam negativamente na autoestima e saúde mental dos usuários. A regulamentação do tempo gasto nas redes sociais, a prática de desconectar-se ocasional e a busca de apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde mental são maneiras importantes de mitigar os impactos negativos das redes sociais na autoestima e na saúde mental. conclui-se que a influência pela autoimagem perfeita acaba gerando vários distúrbios pode chegar a desenvolver e se relacionarem, com o meio social, com cultura padrões que são impostos, fazendo com que as pessoas desejem uma imagem imposta pelo meio da mídia social. O manuseio excessivo das mídias sociais pode vir a causar prejuízos imensos na vida de cada sujeito, desde baixa autoestima a problemas psicológicos.

  • Palavras-chave
  • Mídias Sociais, Redes Sociais, Autoestima, Autoimagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Darlan Leite da Silva Marques
SAMIR ALVES DAURA
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica