Introdução: A internet tornou-se comum entre a população, e com o crescimento do seu uso também aumentou a variedade de ferramentas disponíveis, como mídias sociais, perfis influenciadores e aplicativos. Os perfis de celebridades tornaram-se mais prevalentes nas mídias sociais, e a exposição a esse conteúdo aumentou a insatisfação corporal ao visualizar imagens utópicas de corpos, rostos, viagens e estilo de vida. Nesse Contexto Objetivo: investigar por meio de uma revisão sistemática como as mídias sociais afetam a autoestima de seus usuários. Metodologia: Foram selecionados 07 estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão A internet se tornou comum entre a população, é com crescimento do seu uso também aumentou a variedade de ferramentas disponíveis, como mídias sociais, perfis influenciadores e aplicativos. Resultados: A baixa autoestima, pode ser agravada pelo que é frequentemente chamado de efeito rede social. Isso ocorre quando os usuários se comparam constantemente a influenciadores, que frequentemente apresentam vidas altamente incríveis, corpos "perfeitos" e realizações espetaculares. Essas comparações podem minar a autoestima, gerando sentimentos de inadequação e desvalorização pessoal. A pressão para atender aos padrões irreais também é evidente. Influenciadores e até mesmo amigos apresentam um ideal de beleza e sucesso que é muitas vezes inatingível. Os usuários sentem uma pressão constante para atender a esses padrões. Conclusão: De acordo com os estudos selecionados, as mídias sociais influenciam negativamente na autoestima e saúde mental dos usuários. A regulamentação do tempo gasto nas redes sociais, a prática de desconectar-se ocasional e a busca de apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde mental são maneiras importantes de mitigar os impactos negativos das redes sociais na autoestima e na saúde mental. conclui-se que a influência pela autoimagem perfeita acaba gerando vários distúrbios pode chegar a desenvolver e se relacionarem, com o meio social, com cultura padrões que são impostos, fazendo com que as pessoas desejem uma imagem imposta pelo meio da mídia social. O manuseio excessivo das mídias sociais pode vir a causar prejuízos imensos na vida de cada sujeito, desde baixa autoestima a problemas psicológicos.
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