Introdução: O mercado financeiro tem-se destacado cada dia mais nos negócios de investimentos, com isto, para o envolvimento neste ramo é necessário conhecimento e capacitação. Entendendo isto, este trabalho apresenta um levantamento do Perfil de Investidor dos entrevistados e sua participação no mercado financeiro. Objetivos: O perfil de investidor é traçado a partir das suas prioridades, objetivos e tolerância aos riscos do mercado, por isso, a importância de conhecer o perfil ideal e adequado para sua carteira de investimentos. Metodologia: Realizar uma pesquisa de campo do tipo descritiva, através de abordagem quantitativa entre os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de um Centro Universitário na região de Patrocínio/MG, para conhecer o perfil de investidor, realizar análise comparativa de resultados e identificar a confiança destes investidores em relação as instituições financeiras da cidade de Patrocínio/MG. Resultados: A população pesquisada se refere ao número total de alunos matriculados que somam 106 alunos, sendo possível obter como amostra 61,2% de participação, desta, apuramos que 43,2% são alunos do curso de Administração e 80,6% alunos de Ciências Contábeis. Identificamos que, 47% tem aplicações financeiras, enquanto comparado ao 6º Raio X do Investidor Brasileiro publicado pela Anbima, apresenta 36% da população brasileira. Em resposta ao Perfil de Investidor apuramos que 33,3% dos alunos conhecem, 25,4% não conhecem e 32,4% tem pouco conhecimento sobre o assunto. Também, foi possível conhecer que 61,9% dos alunos se identificam com perfil Conservador, 35% perfil moderado e 3,1% perfil arrojado. Em relação às instituições financeiras que trazem confiança para suas finanças, destaca-se Cooperativas e Bancos Digitais. Conclusão: Foi possível perceber que existe uma grande quantidade de alunos que ainda não conhecem seu perfil do investidor, isso pode estar relacionado ao ensino, ao interesse no mercado de investimentos e/ou falta de disponibilidade financeira para operar neste negócio. Também, importante pontuar o destaque de cooperativas da cidade como Instituições financeiras que trazem confiança e o crescimento dos bancos digitais no mercado local.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Darlan Leite da Silva Marques
SAMIR ALVES DAURA
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica