Introdução: A utilização da voz é uma ferramenta para profissionais, desde educadores até trabalhadores da área da saúde. No entanto, muitos não estão cientes dos potenciais danos que podem surgir da falta de cuidado com a saúde vocal No entanto, muitos desses profissionais ignoram a importância da higiene vocal e os cuidados necessários para mantê-la. Neste contexto, é essencial que esses profissionais compreendam os princípios básicos da higiene vocal e adotem práticas que promovam a saúde e o bem-estar de suas vozes. Objetivo: Este estudo tem como objetivo fornecer diretrizes e intervenções preventivas específicas para professores do ensino superior universitário, para conscientiza-los sobre a importância de cuidar da voz e informar sobre a identificação e busca de tratamento ao apresentarem sintomas de problemas vocais.Metodologia: Realizamos a palestra com a colaboração dos coordenadores dos cursos da faculdade para incentivar a participação dos docentes. A palestra ocorreu na sala dos professores no bloco 1 durante o horário noturno, das 20:30 às 21:00, com duração máxima de trinta minutos no dia 10 e 13 de Junho. Utilizamos um projetor para apresentar slides sobre higiene vocal e orientações e intervenções na saúde vocal, visando identificar possíveis patologias que demandem acompanhamento médico. Resultados: Foi possível enfatizar práticas essenciais, como cuidados com a postura, técnicas de respiração adequadas, aquecimento vocal e moderação no uso da voz, além da importância de evitar hábitos prejudiciais. Foram realizadas orientações embasadas para identificação precoce de problemas vocais e encaminhamento para profissionais especializados quando necessário.Conclusão: A compreensão e a prática da higiene vocal não apenas melhoram a qualidade de vida dos profissionais, mas também contribuem significativamente para a qualidade da comunicação e do ensino, fortalecendo as relações interpessoais no ambiente educacional. Ao promover uma cultura de cuidado e prevenção em relação ao uso vocal, esperamos que este projeto tenha impacto não só nos docentes diretamente envolvidos, mas também nas futuras gerações de profissionais que serão formadas por eles.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
SAMIR ALVES DAURA
João Batista Ferreira
Cássio A. Amaral
Comissão Científica