Introdução: A Educação Inclusiva é um meio onde é trabalhado o desenvolvimento das competências do indivíduo, assegurando que, tanto a criança quanto o adolescente, sendo eles com ou sem deficiência, possuem o direito à educação de qualidade. Com isso, a psicologia, atua no sentido da promoção da cidadania, mediando os processos de inclusão escolar. Objetivo: Abordar as perspectivas e desafios da Educação Inclusiva na adolescência. Metodologia: Com base em uma revisão sistemática da literatura, o objetivo é entender os obstáculos que a Educação Inclusiva encontra durante a adolescência e a relevância do papel do psicólogo nesse processo de adaptação. Esse estudo utilizou os seguintes descritores: Educação Inclusiva, diferença entre Educação Inclusiva e a Educação Especial, Educação Inclusiva e seus desafios na adolescência, a relevância da Educação Inclusiva, perspectivas sobre a Educação Inclusiva, e o papel do psicólogo na Educação Inclusiva. Portanto, estabelecer o que seria essencial para a execução da Educação Inclusiva. Resultados: Com um total de 30 artigos, nota-se que a Educação Inclusiva é um tema amplamente debatido e que, ao longo dos anos, vem batalhando por seu lugar na sociedade, apesar de enfrentar obstáculos para sua aplicação. Portanto, é necessário professores mais qualificados e uma sociedade mais receptiva. Isso resulta em uma melhoria na aceitação no ambiente escolar, contribuindo para o crescimento físico, cognitivo, social e emocional do adolescente. Conclusão: Portanto, conclui-se que a pesquisa acerca da Educação Inclusiva visa fornecer uma perspectiva mais detalhada sobre o assunto, evidenciando que a Psicologia pode contribuir nesse processo de acolhimento e socialização do adolescente, aprimorando aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais.
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