Introdução: Os aneurismas intracranianos são dilatações dos vasos sanguíneos cerebrais que possuem um risco potencial de ruptura, o que leva à hemorragia subaracnóidea (HSA). Dessa forma, é indispensável a utilização da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) como ferramenta de cuidado ao paciente acometido pela patologia referida, pois o processo assistencial do enfermeiro contribui de forma significativa para assegurar a qualidade da assistência. Objetivo: Relatar a realização do processo de enfermagem (PE) em um paciente idoso oriundo de um pós-operatório de clipagem de aneurisma cerebral. Metodologia: Explana – se um estudo de caso do tipo relato de experiência e utilização do método descritivo, embasado em pesquisa bibliográfica utilizando as escalas de Glasgow e Braden como método de avaliação e prevenção de agravos, realizado durante a disciplina de Enfermagem em Terapia Intensiva na Faculdade FACIMP|Wyden, no período de junho a dezembro de 2017. Desenvolvimento: Diagnósticos de Enfermagem (DE): Nutrição desequilibrada menor do que as necessidades corporais relacionado a ingestão alimentar insuficiente, evidenciado por Incapacidade percebida de ingestão de alimentos, dieta zero recomendada pelo médico responsável; Dor crônica relacionado a dano ao sistema nervoso evidenciado por expressão facial de dor e relado verbal do paciente de dor em MIE. Intervenções: realizou – se a anamnese e exame físico do paciente, a partir disso, promoveu-se a integridade da pele, monitorando as áreas de risco de ruptura e alterando os locais de pressão, ademais, avaliou-se a vulnerabilidade a infecções, mantendo a assepsia do paciente conforme apropriado, de forma a minimizar os riscos, além disso foi realizada a mudança de decúbito visando a diminuição das dores. Considerações Finais: Diante do estudo constatou-se que a assistência de enfermagem é fundamental para o desenvolvimento de um cuidar diferencial, enfatizando a importância do enfermeiro, favorecendo uma melhor qualidade de vida aos usuários dos serviços de saúde.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS NO 1° SIMPÓSIO DE SAÚDE DO IDOSO FACULDADE FACIMP|WYDEN
A coordenação do 1º Simpósio de Saúde do Idoso da Faculdade FACIMP|Wyden torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando a seleção de trabalhos para serem apresentados no evento, que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de maio de 2018, na Faculdade FACIMP|Wyden, em Imperatriz – Maranhão – Brasil.
1. INSCRIÇÃO
1.1. Todos os interessados podem participar do processo de submissão, no entanto os trabalhos devem ser inéditos na área da saúde sob orientação de professor universitário ou pesquisador.
1.2. O presente evento tem por objetivo disponibilizar as inscrições para os interessados, por meio, do link eletrônico: não acarretando nenhum valor financeiro, mas sim uma contribuição dos donativos listados abaixo, que serão doados a instituição pública de acolhimento aos idosos: Associação Lar São Francisco de Assis, “Semeando Amor e Solidariedade”, localizado na rua Pará n° 1177, Bairro Nova Imperatriz localizado em Imperatriz-MA.
1.3. Donativos: Leite em pó integral, Flocão milho/arroz, Shampoo, Achocolatado light, Produto de limpeza, Frango/Carne bovina, Fralda tamanhos M e G, Biscoito, Mucilon, Verduras e Frutas (Ex: banana, maça, mamão).
1.4. Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do site do evento, disponível em: https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden
1.5. Os trabalhos submetidos serão apresentados na forma: ORAL.
1.6. O relator apresentador deverá levar a apresentação em pen drive, bem como em algum dispositivo online. Ex: e-mail.
1.7. A ordem de indicação dos autores será a mesma emitida no certificado de apresentação, devendo o relator do trabalho estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.
1.8. Os resumos aceitos implicam, por parte do autor, na autorização para que estes sejam publicados nos Anais: 1° SIMPÓSIO DE SAÚDE DO IDOSO FACULDADE FACIMP|WYDEN e em outros meios que a coordenação do evento determine.
2. EIXOS DOS TRABALHOS
2.1. Serão aceitos, independente da categoria escolhida, trabalhos nos seguintes eixos temáticos:
2.2 Poderão ser submetidos para avaliação os seguintes tipos de trabalhos:
a) Pesquisas Científicas;
b) Estudos de Caso;
c) Trabalhos de Iniciação Científica;
d) Nota prévia;
e) Projetos de Extensão;
f) Revisões de Literatura;
g) Relatos de Experiência.
3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS
3.1. Data limite para submissão dos trabalhos: 20 DE MAIO 2018;
3.2. Somente serão aceitos os resumos enviados eletronicamente por meio do site do evento;
3.3. Após o envio, o resumo NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor (es), portanto, o cadastro de todos os autores deverá ser feito no ato da submissão;
3.4. Cada trabalho deverá ter no mínimo 1 e no máximo 5 autores (incluindo o orientador);
3.5. O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor;
3.6. Trabalhos repetidos serão excluídos do sistema pela Comissão Organizadora;
3.7. Número máximo de trabalhos submetidos por relator: dois (02) trabalhos;
3.8. O resumo deverá ser composto por um parágrafo único. Deve conter de 250 a 300 palavras, sem parágrafos, fonte Arial ou Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com inclusão de até três descritores (http://decs.bvs.br), e obedecer a seguinte estrutura: introdução (contendo tema, delimitação do tema, problema, justificativa/relevância); objetivo (propósito do trabalho); metodologia (contendo o procedimento metodológico adotado para a realização da pesquisa); desenvolvimento (contendo o corpo da pesquisa propriamente dito) e considerações finais (apresentação do fechamento do estudo, os eventuais desdobramentos e limitações do estudo). Será permitido a utilização de gráficos, tabelas e figuras para ilustração dos trabalhos;
3.9. As referências deverão obedecer ao padrão Vancouver;
3.10. Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como data e local para apresentação dos trabalhos serão divulgados, posteriormente, pela Comissão Organizadora;
3.11. A forma de apresentação do trabalho aprovado será a de Comunicação Oral.
3.12. É de responsabilidade do autor elaborar e apresentar o seu trabalho, caso o mesmo seja selecionado para apresentação. Um dos autores do trabalho deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho, devendo obrigatoriamente, estar inscrito no evento;
3.13. Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por avaliadores convidados;
3.14. Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais eletrônico do evento; reiterando o disposto do item 1.7 do presente edital;
3.15. Os certificados de apresentação e participação serão distribuídos eletronicamente na página do evento ou pelo e-mail do participante em um prazo de até 120 dias uteis, ficando a critério dos autores a impressão do documento;
3.16. Apenas os autores dos trabalhos apresentados, em dia e horário estabelecidos pela comissão organizadora do evento, receberão os certificados de participação no evento;
3.17. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral do evento.
4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Trabalhos que não seguirem os critérios estabelecidos na Seção 3 deste Edital serão imediatamente desclassificados.
4.2. Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por pesquisadores e professores universitários, definida pela Comissão Organizadora do evento.
4.3. O trabalho obterá uma nota referente à média aritmética das notas individuais dos avaliadores, que será baseada nos seguintes critérios:
5. RESULTADOS
5.1. Os trabalhos selecionados serão relacionados no site do evento (https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden) até o dia 22 de maio de 2018 e o autor que submeteu receberá um e-mail correspondente.
5.2. O local e horário das apresentações serão indicados no site do evento (https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden).
6. APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “ORAL”
7.1. O apresentador deve comparecer com 45 minutos de antecedência ao horário indicado para sua seção de apresentação. A ausência no horário previsto acarretará em desclassificação automática do trabalho.
7.2. A apresentação deve ser elaborada sob a forma de exibição de slides digitais, nos formatos *.PPT, *.PPTX, *.PPS ou *.PPSX.
7.3. Os apresentadores terão 08 minutos para apresentação. Após este tempo, os avaliadores terão 02 minutos para perguntas e comentários. A cronometragem do tempo é de responsabilidade da Comissão Organizadora.
7. PREMIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
7.1. Os melhores trabalhos, em cada área temática, serão premiados de acordo com definição pela Comissão Organizadora, recebendo também, certificação especial de Honra ao Mérito.
7.2. A participação de membros da Comissão Organizadora como autores, nos trabalhos, é permitida.
7.3. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, especificando os autores e o apresentador, bem como a categoria de apresentação.
7.4. A divulgação da premiação será realizada ao término do evento.
8. CALENDÁRIO
8.1. Reserva-se o direito, à Comissão Organizadora, de alterar as datas abaixo previstas, para o melhor andamento do Congresso.
DATA |
ATIVIDADES |
11/05 |
Divulgação do edital |
11/05 |
Abertura das Inscrições Online |
20/05 |
Último dia para envio dos resumos |
Até 22/05 |
Divulgação dos trabalhos aprovados |
23/05 |
Divulgação da data e do horário das apresentações |
24/05 |
Apresentação dos trabalhos |
25/05 |
Premiação dos Trabalhos |
Imperatriz – Maranhão. Em 10 de maio de 2018.
Comissão Organizadora do 1º Simpósio de Saúde do Idoso
Comissão Organizadora
Yara Nayá Lopes de Andrade Goiabeira
Adailton Richards da Silva Mota Marques
Maria Ivânia Duarte Ribeiro
Ana Beatriz Alves Lopes
Marília Gabriela Oliveira dos Santos
Thais Teixeira da Silva
Nayra Samyra Rodrigues Ferreira
THAUANI CARNEIRO FERNANDES
Claudia Duda Aguiar
Nayuri Marinho dos Santos Silva
Matheus Barros Carvalho
Fernanda Varão Silva
Amanda Lisa Amorim de Sousa
Luiz do Espírito Santo Filho
Natália Caldeira Freitas
Sandy Helen de Jesus da Conceição
Ruth Fernades Pereira
Márcia Margarida Cavalcante
Benedita Mayjose Gleyk Gomes
Francineide de Aquino Oliveira
Maria Izania Duarte Ribeiro
Karen Marinho Barros
Jairo Rodrigues Santana
Juliana Ramos Pereira
Thamyres da Silva Martins
ANDERSON GOMES SANTANA ANDERSON SANTANA
Ildjane Teixeira Moraes da Luz
Edilena do Socorro da Silva Alves
Geovana Alves de Lima
Gerliene Lima Fonseca
Romário Alencar Silva
Comissão Científica