Introdução: A capacitação dos profissionais na assistência ao idoso hospitalizado é de suma importância, devido a agravamentos como a parada cardiorrespiratória (PCR). Assim, o trabalho configura-se relevante e relata uma experiência com percepção crítica quanto à assistência e falta de preparo dos profissionais diante dos longevos. Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes de enfermagem diante de uma RCP em idoso conduzida de maneira inadequada pela equipe hospitalar. Metodologia: Estudo analítico e descritivo, do tipo relato de experiência, com enfoque ao despreparo dos profissionais. Desenvolvido por discentes do curso de Enfermagem da UFMA, realizado durante aulas práticas da disciplina Saúde do Idoso, em um hospital da rede municipal de Imperatriz-MA, no período de 26 de abril a 17 de maio. Desenvolvimento: No dia 17 de maio, acompanhamos um idoso que estava sob oxigenoterapia suplementar, em franca evolução para insuficiência respiratória e dor torácica, solicitando ajuda da equipe plantonista. Ao abordá-lo, sua acompanhante informou que o idoso era cardiopata (fração de ejeção de 35%) e estava aguardando vaga na unidade de terapia intensiva há dias. Ao exame, percebemos que ele estava apresentando suor frio, taquicardia, dispneia e hipotensão. De pronto, fomos à procura da equipe de plantão para comunicar a intercorrência. Entretanto, apenas o professor que nos acompanhava iniciou as manobras de suporte avançado de vida em cardiologia (ACLS), constatando a PCR e dando início às condutas de ressuscitação. Durante o procedimento, percebemos a falta de capacitação, recursos e organização da equipe hospitalar na prestação do socorro ao idoso. Além disso, a falta de ética por parte de alguns profissionais e alunos da saúde ali presentes, registrando por meio de fotos o ocorrido. Considerações finais: Compreendeu-se então, a necessidade do treinamento dos profissionais, no âmbito da assistência e manuseio de equipamentos, e na visão humanitária perante as complicações de saúde aos idosos.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS NO 1° SIMPÓSIO DE SAÚDE DO IDOSO FACULDADE FACIMP|WYDEN
A coordenação do 1º Simpósio de Saúde do Idoso da Faculdade FACIMP|Wyden torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando a seleção de trabalhos para serem apresentados no evento, que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de maio de 2018, na Faculdade FACIMP|Wyden, em Imperatriz – Maranhão – Brasil.
1. INSCRIÇÃO
1.1. Todos os interessados podem participar do processo de submissão, no entanto os trabalhos devem ser inéditos na área da saúde sob orientação de professor universitário ou pesquisador.
1.2. O presente evento tem por objetivo disponibilizar as inscrições para os interessados, por meio, do link eletrônico: não acarretando nenhum valor financeiro, mas sim uma contribuição dos donativos listados abaixo, que serão doados a instituição pública de acolhimento aos idosos: Associação Lar São Francisco de Assis, “Semeando Amor e Solidariedade”, localizado na rua Pará n° 1177, Bairro Nova Imperatriz localizado em Imperatriz-MA.
1.3. Donativos: Leite em pó integral, Flocão milho/arroz, Shampoo, Achocolatado light, Produto de limpeza, Frango/Carne bovina, Fralda tamanhos M e G, Biscoito, Mucilon, Verduras e Frutas (Ex: banana, maça, mamão).
1.4. Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente através do site do evento, disponível em: https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden
1.5. Os trabalhos submetidos serão apresentados na forma: ORAL.
1.6. O relator apresentador deverá levar a apresentação em pen drive, bem como em algum dispositivo online. Ex: e-mail.
1.7. A ordem de indicação dos autores será a mesma emitida no certificado de apresentação, devendo o relator do trabalho estar, obrigatoriamente, inscrito no evento.
1.8. Os resumos aceitos implicam, por parte do autor, na autorização para que estes sejam publicados nos Anais: 1° SIMPÓSIO DE SAÚDE DO IDOSO FACULDADE FACIMP|WYDEN e em outros meios que a coordenação do evento determine.
2. EIXOS DOS TRABALHOS
2.1. Serão aceitos, independente da categoria escolhida, trabalhos nos seguintes eixos temáticos:
2.2 Poderão ser submetidos para avaliação os seguintes tipos de trabalhos:
a) Pesquisas Científicas;
b) Estudos de Caso;
c) Trabalhos de Iniciação Científica;
d) Nota prévia;
e) Projetos de Extensão;
f) Revisões de Literatura;
g) Relatos de Experiência.
3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS
3.1. Data limite para submissão dos trabalhos: 20 DE MAIO 2018;
3.2. Somente serão aceitos os resumos enviados eletronicamente por meio do site do evento;
3.3. Após o envio, o resumo NÃO poderá ser modificado nem poderá haver inclusão/exclusão de autor (es), portanto, o cadastro de todos os autores deverá ser feito no ato da submissão;
3.4. Cada trabalho deverá ter no mínimo 1 e no máximo 5 autores (incluindo o orientador);
3.5. O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor;
3.6. Trabalhos repetidos serão excluídos do sistema pela Comissão Organizadora;
3.7. Número máximo de trabalhos submetidos por relator: dois (02) trabalhos;
3.8. O resumo deverá ser composto por um parágrafo único. Deve conter de 250 a 300 palavras, sem parágrafos, fonte Arial ou Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com inclusão de até três descritores (http://decs.bvs.br), e obedecer a seguinte estrutura: introdução (contendo tema, delimitação do tema, problema, justificativa/relevância); objetivo (propósito do trabalho); metodologia (contendo o procedimento metodológico adotado para a realização da pesquisa); desenvolvimento (contendo o corpo da pesquisa propriamente dito) e considerações finais (apresentação do fechamento do estudo, os eventuais desdobramentos e limitações do estudo). Será permitido a utilização de gráficos, tabelas e figuras para ilustração dos trabalhos;
3.9. As referências deverão obedecer ao padrão Vancouver;
3.10. Os resultados dos trabalhos aprovados, bem como data e local para apresentação dos trabalhos serão divulgados, posteriormente, pela Comissão Organizadora;
3.11. A forma de apresentação do trabalho aprovado será a de Comunicação Oral.
3.12. É de responsabilidade do autor elaborar e apresentar o seu trabalho, caso o mesmo seja selecionado para apresentação. Um dos autores do trabalho deverá se fazer presente durante toda a sessão de apresentação de trabalho, devendo obrigatoriamente, estar inscrito no evento;
3.13. Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por avaliadores convidados;
3.14. Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais eletrônico do evento; reiterando o disposto do item 1.7 do presente edital;
3.15. Os certificados de apresentação e participação serão distribuídos eletronicamente na página do evento ou pelo e-mail do participante em um prazo de até 120 dias uteis, ficando a critério dos autores a impressão do documento;
3.16. Apenas os autores dos trabalhos apresentados, em dia e horário estabelecidos pela comissão organizadora do evento, receberão os certificados de participação no evento;
3.17. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral do evento.
4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Trabalhos que não seguirem os critérios estabelecidos na Seção 3 deste Edital serão imediatamente desclassificados.
4.2. Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por pesquisadores e professores universitários, definida pela Comissão Organizadora do evento.
4.3. O trabalho obterá uma nota referente à média aritmética das notas individuais dos avaliadores, que será baseada nos seguintes critérios:
5. RESULTADOS
5.1. Os trabalhos selecionados serão relacionados no site do evento (https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden) até o dia 22 de maio de 2018 e o autor que submeteu receberá um e-mail correspondente.
5.2. O local e horário das apresentações serão indicados no site do evento (https://doity.com.br/i-simposio-de-saude-do-idoso-da-facimpwyden).
6. APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “ORAL”
7.1. O apresentador deve comparecer com 45 minutos de antecedência ao horário indicado para sua seção de apresentação. A ausência no horário previsto acarretará em desclassificação automática do trabalho.
7.2. A apresentação deve ser elaborada sob a forma de exibição de slides digitais, nos formatos *.PPT, *.PPTX, *.PPS ou *.PPSX.
7.3. Os apresentadores terão 08 minutos para apresentação. Após este tempo, os avaliadores terão 02 minutos para perguntas e comentários. A cronometragem do tempo é de responsabilidade da Comissão Organizadora.
7. PREMIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
7.1. Os melhores trabalhos, em cada área temática, serão premiados de acordo com definição pela Comissão Organizadora, recebendo também, certificação especial de Honra ao Mérito.
7.2. A participação de membros da Comissão Organizadora como autores, nos trabalhos, é permitida.
7.3. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, especificando os autores e o apresentador, bem como a categoria de apresentação.
7.4. A divulgação da premiação será realizada ao término do evento.
8. CALENDÁRIO
8.1. Reserva-se o direito, à Comissão Organizadora, de alterar as datas abaixo previstas, para o melhor andamento do Congresso.
DATA |
ATIVIDADES |
11/05 |
Divulgação do edital |
11/05 |
Abertura das Inscrições Online |
20/05 |
Último dia para envio dos resumos |
Até 22/05 |
Divulgação dos trabalhos aprovados |
23/05 |
Divulgação da data e do horário das apresentações |
24/05 |
Apresentação dos trabalhos |
25/05 |
Premiação dos Trabalhos |
Imperatriz – Maranhão. Em 10 de maio de 2018.
Comissão Organizadora do 1º Simpósio de Saúde do Idoso
Comissão Organizadora
Yara Nayá Lopes de Andrade Goiabeira
Adailton Richards da Silva Mota Marques
Maria Ivânia Duarte Ribeiro
Ana Beatriz Alves Lopes
Marília Gabriela Oliveira dos Santos
Thais Teixeira da Silva
Nayra Samyra Rodrigues Ferreira
THAUANI CARNEIRO FERNANDES
Claudia Duda Aguiar
Nayuri Marinho dos Santos Silva
Matheus Barros Carvalho
Fernanda Varão Silva
Amanda Lisa Amorim de Sousa
Luiz do Espírito Santo Filho
Natália Caldeira Freitas
Sandy Helen de Jesus da Conceição
Ruth Fernades Pereira
Márcia Margarida Cavalcante
Benedita Mayjose Gleyk Gomes
Francineide de Aquino Oliveira
Maria Izania Duarte Ribeiro
Karen Marinho Barros
Jairo Rodrigues Santana
Juliana Ramos Pereira
Thamyres da Silva Martins
ANDERSON GOMES SANTANA ANDERSON SANTANA
Ildjane Teixeira Moraes da Luz
Edilena do Socorro da Silva Alves
Geovana Alves de Lima
Gerliene Lima Fonseca
Romário Alencar Silva
Comissão Científica