A presente pesquisa encontra-se em fase de andamento e aborda a identidade profissional e os saberes docentes mobilizados pelos professores tutores na Educação a Distância, discutindo o reconhecimento da tutoria como prática docente no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a importância dos professores tutores no contexto dos cursos de graduação a distância em Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Esta pesquisa parte da questão central sobre como um desenho de formação pedagógica pode contribuir para a construção, reconfiguração e mobilização dos saberes docentes e da identidade profissional desses tutores. A pesquisa tem como objetivo geral, propor um desenho de formação pedagógica que contribua para construção, reconfiguração e mobilização dos saberes docentes e da identidade profissional de professores tutores dos cursos de graduação de uma IPES. Como desdobramento, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Selecionar e produzir subsídios teóricos que fundamentam o estudo sobre os saberes docentes e identidade profissional dos professores tutores no processo de mediação pedagógica na educação a distância. Desenvolver a pesquisa-formação na cibercultura com os professores tutores, a fim de compreender os saberes mobilizados no cotidiano da prática e os sentidos atribuídos à sua identidade profissional no contexto da docência on-line. Construir um desenho didático que promova a formação crítico-reflexiva e colaborativa de professores tutores, favorecendo a ressignificação dos saberes e o fortalecimento da identidade profissional na educação a distância. O referencial teórico é fundamentado pelas seguintes categorias teóricas e respectivos autores: Cibercultura, Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil (Levy, 1999; Lemos, 2023; Preti, 2011; Sales, 2017), Tutoria na EaD: atuação docente, precarização profissional e reconhecimento da identidade docente (Mill, 2023; Veloso, 2020; Nóvoa, 1999; Freire,1996), Saberes da Docência e da Docência On-line (Tardif, 2017; Freire, 1996; Santos, 2019). O percurso metodológico fundamenta-se em uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa-formação na cibercultura, de modo a possibilitar a construção colaborativa de saberes a partir das experiências de vida e profissionais dos participantes e da pesquisadora. A proposta envolve a realização de encontros formativos on-line, planejados para promover o diálogo, a reflexão crítica e a produção coletiva de conhecimento. Espera-se que as ações desenvolvidas contribuam para o fortalecimento das experiências formativas relacionadas à docência on-line, promovendo o reconhecimento dos saberes próprios da tutoria e favorecendo a consolidação da identidade profissional desses professores. Os resultados pretendidos apontam para a valorização do trabalho docente na EaD e para a necessidade de políticas formativas que assegurem condições de atuação crítica, reflexiva e socialmente comprometida.
A primeira edição do Colóquio em Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Cognição é um evento do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, o TEDIC, que inaugura a série desse colóquio. Realizado entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, o evento ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais na UNEB – Campus I/Cabula e parte da programação disponibilizada no canal do YouTube do TEDIC.
O Colóquio teve como tema “Produção do conhecimento e exercício da cidadania em tempos de IA generativa”, considerando as demandas contemporâneas emergentes das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo grupo. Inicialmente, a proposta era que o evento, no que se refere à produção científica, se configurasse como um espaço de difusão das pesquisas em andamento do TEDIC, entretanto, a iniciativa foi ampliada, possibilitando a participação de outros pesquisadores e pesquisadoras, que puderam disseminar suas investigações e trocar experiências com o grupo.
Nesta primeira edição, o evento contou com 134 inscritos e 47 trabalhos submetidos, no formato de resumos simples, organizados em três eixos temáticos, a saber:
Eixo Temático 1: Educação e Tecnologia, que reúne pesquisas e experiências voltadas à integração das tecnologias digitais aos processos educativos, explorando suas potencialidades e desafios. Busca-se discutir inovações pedagógicas, metodologias, recursos e práticas que promovam aprendizagens significativas em diferentes contextos de ensino, bem como refletir sobre os impactos sociais, culturais e políticos da tecnologia na educação contemporânea.
Eixo Temático 2: Difusão do Conhecimento e Cognição, que abrange estudos sobre os processos de aprendizagem, memória, percepção e construção do conhecimento, considerando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. O eixo privilegia reflexões sobre a circulação e a apropriação do conhecimento em múltiplos espaços — escolares, acadêmicos e sociais —, favorecendo diálogos entre cognição, práticas educativas e processos de socialização do saber.
Eixo Temático 3: Educação e Inteligência Artificial, destinado a pesquisas e debates sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação, contemplando tanto seus usos pedagógicos quanto suas implicações éticas, sociais e epistemológicas. O eixo busca fomentar discussões críticas sobre como a IA pode transformar os modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento, além de problematizar as novas demandas impostas a docentes, estudantes e instituições educacionais.
Assim, tornamos pública a produção do conhecimento no que diz respeito à relação entre Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Cognição, apresentada durante o I Colóquio TEDIC.
Salvador, Bahia, 05 de fevereiro de 2025
Geovar Miguel dos Santos
Kathia Marise Borges Sales
Comissão Científica
Flávia Catarino Conceição Ferreira (TEDIC/UFBA) - Coordenação
Adarita Souza da Silva Reis ( TEDIC/PPGDC/IFBA)
Geovar Miguel dos Santos (TEDIC/PPGEDuc/UNEB)
Graça Viviane Pereira Santos Pereira (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)
Luciane Lima Rodrigues (TEDIC/GESTEC/UNEB)
Nívea Eulália Guimarães dos Santos (TEDIC/GESTEC/UNEB)
Kathia Marise Borges Sales (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)
Marivaldina Bulcao dos Santos (TEDIC/PPGDC/UFBA)
INFORMAÇÕES GERAIS:
O período para submissão dos resumos simples acontecerá entre os dias 06 à 26 de Setembro de 2025, prorrogado até 05 de Outubro de 2025 exclusivamente via site do evento: https://doity.com.br/i-coloquio-do-tedic.
Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores(as), sendo 01 autor(a) e até dois(duas) co-autores(as). Autor(es/as) e Co-autor(es/as) deverá(ão) estar devidamente inscrito(os/as) no evento.
Serão aceitos trabalhos de pesquisas em andamento e concluídas.
Os dados informados no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e deverão estar corretos para a emissão de certificados, anais e comprovantes.
A adequação do texto à norma culta da língua portuguesa é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as), assim como sua coerência e coesão textual.
Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do evento, podendo ser aprovados ou reprovados.
EIXOS TEMÁTICOS:
No ato da inscrição, os resumos devem ser vinculados a apenas um dos Eixos Temáticos do evento:
Eixo Temático 1 : Educação e Tecnologia
Reúne pesquisas e experiências que abordam a integração das tecnologias digitais aos processos educativos, explorando suas potencialidades e desafios. Busca-se discutir inovações pedagógicas, metodologias, recursos e práticas que promovam aprendizagens significativas em diferentes contextos de ensino, bem como refletir sobre os impactos sociais, culturais e políticos da tecnologia na educação contemporânea.
Eixo Temático 2: Difusão do Conhecimento e Cognição
Abrange estudos sobre os processos de aprendizagem, memória, percepção e construção do conhecimento, considerando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. O eixo privilegia reflexões sobre a circulação e apropriação do conhecimento em múltiplos espaços — escolares, acadêmicos e sociais —, favorecendo diálogos entre cognição, práticas educativas e processos de socialização do saber.
Eixo Temático 3: Educação e Inteligência Artificial
Destina-se a pesquisas e debates sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação, contemplando tanto seus usos pedagógicos quanto suas implicações éticas, sociais e epistemológicas. O eixo busca fomentar discussões críticas sobre como a IA pode transformar os modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento, além de problematizar as novas demandas para docentes, estudantes e instituições educacionais.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender às seguintes normas:
Todo o texto deve ser escrito em Língua Portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: simples, alinhamento justificado, margens do documento: 2 cm e em papel tamanho A4.
Os trabalhos devem ser originais e encaminhados sob a forma de Resumo Simples, com extensão mínima de 300 e máxima de 500 palavras, incluindo o texto do resumo e as palavras-chave, não considerando as referências.
As referências devem obedecer às normas da ABNT.
O trabalho deve ser submetido no formato .doc, conforme template do evento.
ENVIO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser submetidos em dois formatos:
No Campo Resumo, deve ser inserido o texto do resumo simples com as palavras-chave, apenas.
No Campo Resumo do Trabalho (com nome dos autores e referências), enviar arquivo configurado com o template do evento contendo: resumo, palavras-chave, identificação do autor, co-autores e referências.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A Comissão Científica fará a avaliação dos trabalhos seguindo os seguintes critérios:
Relevância, pertinência e originalidade do trabalho no escopo do eixo em que foi submetido;
Adequação conceitual na formulação de problemas e objetivos;
Contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento, especialmente no eixo a que foi submetido;
Adequação às normas de produção acadêmica, normas gramaticais e de uso da linguagem
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Submissão dos Resumos: de 06 até 26 de setembro - prorrogado até 05 de outubro de 2025
1ª Lista de Trabalhos Aprovados: 14 de Outubro de 2025
Período de Ajuste dos Trabalhos com Ressalva: 14 à 16 de Outubro de 2025
Resultado Final dos Trabalhos Aprovados: 17 de Outubro de 2025
Flávia Catarino Conceição Ferreira (TEDIC/UFBA) - Coordenação Científica
Adarita Souza da Silva Reis ( TEDIC/PPGDC/IFBA)
Geovar Miguel dos Santos (TEDIC/PPGEDuc/UNEB)
Graça Viviane Pereira Santos Pereira (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)
Luciane Lima Rodrigues (TEDIC/GESTEC/UNEB)
Nívea Eulália Guimarães dos Santos (TEDIC/GESTEC/UNEB)
Kathia Marise Borges Sales (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)
Marivaldina Bulcao dos Santos (TEDIC/PPGDC/UFBA)