CONSTRUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE MÍDIA SOCIAL EM TORNO DO TEMA CIDADANIA: Um estudo com redes de professores

  • Autor
  • Matheus Souza Tanajura
  • Co-autores
  • Kathia Marise Borges Sales
  • Resumo
  •  

    RESUMO O projeto intitulado "Construção e Difusão do Conhecimento em Redes de Mídia Social sobre o Tema Cidadania: Um Estudo com Redes de Professores", apoiado pela CNPq/PIBIC, está sendo desenvolvido no âmbito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e integra a Pesquisa macro "Construção e Difusão do Conhecimento sobre Cidadania em Redes de Mídia Social". A proposta tem como objetivo central analisar os processos de produção e difusão de saberes em ambientes digitais, com ênfase nas redes sociais. Para orientar metodologicamente esta investigação de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo exploratório e descritivo no formato de análise de Redes Sociais (ARS), considerada adequada para investigação e interação em dinâmicas em ambientes digitais.  Os instrumentos de produção de dados utilizados foram o roteiro de observação – elaborado com base em critérios específicos para análise de redes de mídia social – e o diário de pesquisa, que permitiu o registro sistemático das impressões e reflexões ao longo do processo investigativo.   A análise dos dados foi conduzida após a delimitação dos nós da rede social analisada, o que se deu por meio de uma seleção intencional dos atores envolvidos. Concomitantemente, foram definidas categorias analíticas, entre elas: “Construção Coletiva e Democracia”, “Justiça Social” e “Importância da Educação”. A análise se concentrou em perfis de influenciadores digitais que se apresentam publicamente como docentes, sendo selecionados os nomes de Erivaldo Amâncio, Djamila Ribeiro, Roberta Macedo e Jaqueline Lima. Esses influenciadores foram acompanhados a partir de suas postagens no Instagram, incluindo publicações no feed, stories e reels, cujos conteúdos foram analisados com base nas categorias previamente estabelecidas e à luz do referencial teórico adotado pela pesquisa. Ressalta-se que não se fez necessária a autorização do comitê de ética, uma vez que as informações analisadas são publicamente disponibilizadas nos perfis observados, estando acessíveis a qualquer usuário. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, os primeiros resultados indicam que, por meio dos conteúdos compartilhados por estes influenciadores, emerge uma perspectiva de cidadania que demanda a inclusão da população socialmente marginalizada, especialmente a população negra, que por séculos foi privada do acesso à educação e continua a enfrentar as mazelas do racismo estrutural. Nesse contexto, as discussões sobre cidadania fundamentam a necessidade de ruptura com as desigualdades sociais, a urgência de políticas públicas inclusivas e a resistência às diversas formas de opressão que persistem na sociedade.

  • Palavras-chave
  • AMBIENTES ONLINE; CIBERCULTURA; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; MÍDIAS; REDES
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Tecnologias
Voltar Download

A primeira edição do Colóquio em Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Cognição é um evento do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, o TEDIC, que inaugura a série desse colóquio. Realizado entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, o evento ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais na UNEB – Campus I/Cabula e parte da programação disponibilizada no canal do YouTube do TEDIC.
O Colóquio teve como tema “Produção do conhecimento e exercício da cidadania em tempos de IA generativa”, considerando as demandas contemporâneas emergentes das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo grupo. Inicialmente, a proposta era que o evento, no que se refere à produção científica, se configurasse como um espaço de difusão das pesquisas em andamento do TEDIC, entretanto, a iniciativa foi ampliada, possibilitando a participação de outros pesquisadores e pesquisadoras, que puderam disseminar suas investigações e trocar experiências com o grupo.
Nesta primeira edição, o evento contou com 134 inscritos e 47 trabalhos submetidos, no formato de resumos simples, organizados em três eixos temáticos, a saber:
Eixo Temático 1: Educação e Tecnologia, que reúne pesquisas e experiências voltadas à integração das tecnologias digitais aos processos educativos, explorando suas potencialidades e desafios. Busca-se discutir inovações pedagógicas, metodologias, recursos e práticas que promovam aprendizagens significativas em diferentes contextos de ensino, bem como refletir sobre os impactos sociais, culturais e políticos da tecnologia na educação contemporânea.
Eixo Temático 2: Difusão do Conhecimento e Cognição, que abrange estudos sobre os processos de aprendizagem, memória, percepção e construção do conhecimento, considerando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. O eixo privilegia reflexões sobre a circulação e a apropriação do conhecimento em múltiplos espaços — escolares, acadêmicos e sociais —, favorecendo diálogos entre cognição, práticas educativas e processos de socialização do saber.
Eixo Temático 3: Educação e Inteligência Artificial, destinado a pesquisas e debates sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação, contemplando tanto seus usos pedagógicos quanto suas implicações éticas, sociais e epistemológicas. O eixo busca fomentar discussões críticas sobre como a IA pode transformar os modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento, além de problematizar as novas demandas impostas a docentes, estudantes e instituições educacionais.
Assim, tornamos pública a produção do conhecimento no que diz respeito à relação entre Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Cognição, apresentada durante o I Colóquio TEDIC.

Salvador, Bahia, 05 de fevereiro de 2025
Geovar Miguel dos Santos
Kathia Marise Borges Sales

Organizadores dos Anais

 

Comissão Científica

Flávia Catarino Conceição Ferreira (TEDIC/UFBA) - Coordenação

Adarita Souza da Silva Reis ( TEDIC/PPGDC/IFBA)

Geovar Miguel dos Santos (TEDIC/PPGEDuc/UNEB)

Graça Viviane Pereira Santos Pereira (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)

Luciane Lima Rodrigues (TEDIC/GESTEC/UNEB)

Nívea Eulália Guimarães dos Santos (TEDIC/GESTEC/UNEB)

Kathia Marise Borges Sales (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)

Marivaldina Bulcao dos Santos (TEDIC/PPGDC/UFBA)

INFORMAÇÕES GERAIS:

O período para submissão dos resumos simples acontecerá entre os dias 06 à 26 de Setembro de 2025prorrogado até 05 de Outubro de 2025 exclusivamente via site do evento: https://doity.com.br/i-coloquio-do-tedic.

Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores(as), sendo 01 autor(a) e até dois(duas) co-autores(as). Autor(es/as) e Co-autor(es/as) deverá(ão) estar devidamente inscrito(os/as) no evento.

Serão aceitos trabalhos de pesquisas em andamento e concluídas.

Os dados informados no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e deverão estar corretos para a emissão de certificados, anais e comprovantes.

A adequação do texto à norma culta da língua portuguesa é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as), assim como sua coerência e coesão textual.

Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do evento, podendo ser aprovados ou reprovados.

EIXOS TEMÁTICOS:

No ato da inscrição, os resumos devem ser vinculados a apenas um dos Eixos Temáticos do evento:

Eixo Temático 1 : Educação e Tecnologia

Reúne pesquisas e experiências que abordam a integração das tecnologias digitais aos processos educativos, explorando suas potencialidades e desafios. Busca-se discutir inovações pedagógicas, metodologias, recursos e práticas que promovam aprendizagens significativas em diferentes contextos de ensino, bem como refletir sobre os impactos sociais, culturais e políticos da tecnologia na educação contemporânea.

Eixo Temático 2: Difusão do Conhecimento e Cognição

Abrange estudos sobre os processos de aprendizagem, memória, percepção e construção do conhecimento, considerando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. O eixo privilegia reflexões sobre a circulação e apropriação do conhecimento em múltiplos espaços — escolares, acadêmicos e sociais —, favorecendo diálogos entre cognição, práticas educativas e processos de socialização do saber.

Eixo Temático 3: Educação e Inteligência Artificial

Destina-se a pesquisas e debates sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação, contemplando tanto seus usos pedagógicos quanto suas implicações éticas, sociais e epistemológicas. O eixo busca fomentar discussões críticas sobre como a IA pode transformar os modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento, além de problematizar as novas demandas para docentes, estudantes e instituições educacionais.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender às seguintes normas:
 

Todo o texto deve ser escrito em Língua Portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: simples, alinhamento justificado, margens do documento: 2 cm e em papel tamanho A4.

Os trabalhos devem ser originais e encaminhados sob a forma de Resumo Simples, com extensão mínima de 300 e máxima de 500 palavras, incluindo o texto do resumo e as palavras-chave, não considerando as referências.

As  referências devem obedecer às normas da ABNT.

O trabalho deve ser submetido no formato .doc,  conforme template do evento.

 

ENVIO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem ser submetidos em dois formatos:

No Campo Resumo, deve ser inserido o texto do resumo simples com as palavras-chave, apenas.

No Campo Resumo do Trabalho (com nome dos autores e referências), enviar arquivo configurado com o template do evento contendo: resumo, palavras-chave, identificação do autor, co-autores e referências.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A Comissão Científica fará a avaliação dos trabalhos seguindo os seguintes critérios:

Relevância, pertinência e originalidade do trabalho no escopo do eixo em que foi submetido;

Adequação conceitual na formulação de problemas e objetivos;

Contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento, especialmente no eixo a que foi submetido;

Adequação às normas de produção acadêmica, normas gramaticais e de uso da linguagem

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Submissão dos Resumos: de 06 até 26 de setembro - prorrogado até 05 de outubro de 2025

1ª Lista de Trabalhos Aprovados: 14 de Outubro de 2025

Período de Ajuste dos Trabalhos com Ressalva: 14 à 16 de Outubro de 2025

Resultado Final dos Trabalhos Aprovados: 17 de Outubro de 2025

  • Educação e Tecnologias
  • Difusão do Conhecimento e Cognição
  • Educação e Inteligência Artificial

Flávia Catarino Conceição Ferreira (TEDIC/UFBA) - Coordenação Científica

Adarita Souza da Silva Reis ( TEDIC/PPGDC/IFBA)

Geovar Miguel dos Santos (TEDIC/PPGEDuc/UNEB)

Graça Viviane Pereira Santos Pereira (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)

Luciane Lima Rodrigues (TEDIC/GESTEC/UNEB)

Nívea Eulália Guimarães dos Santos (TEDIC/GESTEC/UNEB)

Kathia Marise Borges Sales (TEDIC/PPGEDuC/UNEB)

Marivaldina Bulcao dos Santos (TEDIC/PPGDC/UFBA)