A disciplina de Fisiologia do Exercício, compõe a matriz curricular do curso de Fisioterapia, e busca compreender as reações e adaptações fisiológicas ao exercício físico. Dentre as diversas atividades extracurriculares propostas pelas instituições de ensino, a monitoria é contemplada com a característica de fomentar o elo discente-docente, contribuindo para pesquisa, vivências práticas e o encantamento do discente pela docência. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na monitoria de Fisiologia do exercício. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac de Maceió-Al, referente a disciplina de fisiologia do exercício, no período seis meses, com carga horária de 12 horas semanais, na qual oito são destinadas aos acadêmicos e quatro para pesquisa. Foram abordados 40 discentes de forma semanal. Impacto para sociedade: Contribui para construção de um aprendizado acadêmico com uso de gestão participativa, onde visa estimular a autonomia, inquietação, curiosidade e atitudes revolucionárias, enriquecendo o aprendizado dos discentes. Considerações finais: A vivência na monitoria de fisiologia do exercício contribuiu para solidificação do aprendizado teórico-prático, ampliação do vínculo docente-monitor-discente, aprendizagem interativa em equipes, resolutividade de problemas reais na prática profissional e fomento à pesquisa.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica