Introdução: O autismo é um transtorno caracterizado pelo comprometimento de algumas áreas do desenvolvimento, que causa alterações motoras e sensoriais manifestando?se ainda nos primeiros anos da primeira infância. Acredita-se que a fisioterapia tenha efeitos benéficos que podem contribuir para o desenvolvimento motor e auxiliar na prevenção de futuros comprometimentos. Objetivo: Analisar trabalhos científicos sobre o papel do fisioterapeuta acerca do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista na primeira infância. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, PUBMED, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Os descritores utilizados para localizar os artigos foram, “transtorno do espectro autista”, “transtornos de habilidades motoras” e “fisioterapia em pediatria”. Resultado: Foram encontradas 44.374 produções. Destas, apenas 20 foram catalogados, pois abordaram diretamente sobre o tema, sendo na linguagem português e inglês. As demais produções foram excluídas por não apresentarem relação com o objetivo do trabalho. A compilação dos estudos encontrados proporcionou uma análise considerável sobre a contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com TEA. Conclusão: Os artigos sugerem que a fisioterapia auxilia no aperfeiçoamento das habilidades motoras da criança com TEA, com maior independência em suas atividades diárias, prevenindo limitações na execução das atividades funcionais.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica