EFEITOS DE UM TREINAMENTO VIRTUAL LÚDICO DE CONTROLE POSTURAL SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

  • Autor
  • André Borba Melo
  • Co-autores
  • Yasmin Rayane Araújo da Silva , Maria Eduarda Silveira Santos , Tayara Andrade dos Santos , Matheus Victor dos Santos , Josias Vitor de Lima , Felipe Lima Rebelo
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A literatura já aponta que o treino de equilíbrio em idosos otimiza as habilidades funcionais. Propostas terapêuticas lúdicas são mais motivadoras e ampliam a adesão, sendo a realidade virtual um excelente recurso para esse fim. OBJETIVO: Avaliar o efeito de um treino de controle postural com realidade virtual sobre a redução do risco de quedas em idosos institucionalizados. MÉTODO: Tratou-se de um estudo experimental (piloto), aprovado pelo CEP Cesmac, realizado em uma instituição de longa permanência de Maceió. Foram incluídos idosos de ambos os sexos, sem alteração cognitiva e excluídos aqueles que apresentassem alguma amputação, distúrbios motores e funcionais. A avaliação inicial foi composta de testes para mensuração do equilíbrio e controle postural, utilizando o TUG, Tinetti e TAF. A intervenção foi realizada com o exergame Nintendo Wii, com jogos do pacote do Wii fit Plus, que vislumbraram os princípios básicos que norteiam o treino de exercícios posturais para idosos, onde eram implementados exercícios que favoreciam a extensão do tronco e verticalidade da postura. Foram realizadas dez sessões com duração de 40 minutos, com frequência de duas vezes semanais. Todos os testes realizados na avaliação inicial foram repetidos após dez sessões. Os dados foram analisados descritivamente. RESULTADOS: Participaram do estudo 10 idosos, dos quais 6 (60,00%) eram do sexo feminino, com média de idade de 78,9 anos. A média de alcance funcional avaliado pelo TAF passou de 16,75 (cm) para 25,40 (cm) no pós-intervenção, a média de equilíbrio postural avaliado pelo Tinetti passou de 12,5 para 18,3 pontos no pós-intervenção e velocidade de marcha e equilíbrio dinâmico avaliado pelo TUG passou de 27,45 (s) para 21,89 (s) no pós-intervenção. CONCLUSÃO: O treinamento de controle postural em realidade virtual foi capaz de causar um incremento significativo no equilíbrio e na redução do risco de quedas nos idosos participantes da pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Idoso, Controle Postural, Exercício em Realidade Virtual.
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