PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ASSISTIDAS PELA COMUNIDADE NOSSO LAR NO VERGEL DO LAGO NA CIDADE DE MACEIÓ/AL

  • Autor
  • Maria Clara da Conceição Quintela
  • Co-autores
  • Clarissa Cotrim dos Anjos Vasconcelos , Jose Erickson Rodrigues , Rafael Alves Filgueira , Evelin Silva Novaes , Marcos Henrique da Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução- Os fatores biológicos somados à pobre estimulação ambiental e à falta de conhecimento e exploração das possibilidades corporais podem afetar a aprendizagem infantil. As dificuldades escolares podem estar relacionadas com deficiências de adaptação psicomotora. Objetivo- Traçar o perfil psicomotor de escolares em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Comunidade Nosso Lar no Vergel do Lago na Cidade de Maceió/AL. Materiais e métodos- Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de característica quantitativa, sendo um recorte do Projeto de Extensão Comunitária realizado no ano de 2023/2024. Foram incluídas na pesquisa 19 crianças da faixa etária de 4 a 6 anos. As crianças elegíveis para a pesquisa, foram oriundas da triagem do desenvolvimento realizada com todos os escolares, e aqueles que apresentaram 3 ou 4 domínios no Teste de Denver II com risco para atraso foram avaliados com a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca. Todas as crianças avaliadas com a BPM e que apresentaram alteração, participaram de um programa de intervenção realizado na própria escola. Resultados- Participaram dessa pesquisa 19 crianças, compreendidas na faixa etária de 4 a 6 anos, de ambos os sexos. O perfil psicomotor encontrado em 57,9% das crianças foi de Normal e 42,10% dispráxico. A lateralidade definida foi encontrada em 57,9%. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento motor no que se refere ao esquema corporal, praxia fina e organização espaço-temporal. Todas as crianças receberam intervenção psicomotora para os elementos psicomotores alterados, duas vezes por semana com duração de 30 minutos. Conclusão- Conclui-se que déficits em parâmetros psicomotores podem estar relacionados às dificuldades de aprendizagem e a baixa taxa de alfabetização apresentadas pelas crianças em situação de risco social, sendo que, o acompanhamento do perfil psicomotor de crianças em idade escolar é uma atitude necessária, sendo fundamental o papel do fisioterapeuta neste processo.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Infantil, Vulnerabilidade Social, Crianças
  • Área Temática
  • Pesquisa de Campo
Voltar
  • Pesquisa de Campo
  • Revisão de Literatura
  • Extensão

Comissão Organizadora

Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley

Comissão Científica