COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL SUBMETIDAS A INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM AMBIENTE ESCOLAR

  • Autor
  • Ana Maria Ferreira de Araújo
  • Co-autores
  • Clarissa Cotrim dos Anjos Vasconcelos , Jose Erikson Rodrigues , Rafael Alves Filgueira , Eduardo Marques Camilo da Silva , Nicole Silva Cerqueira Frias
  • Resumo
  •  

    Introdução –O desenvolvimento infantil é um processo constante, onde a criança adquire habilidades inicialmente mais simples para as mais complexas.Desse modo,utilização de instrumentos de avaliação do desenvolvimento em escolares é de extrema importância de modo a traçar as necessidades dos escolares para que seja dessa forma direcionada um programa de acompanhamento psicomotor para os mesmos. Visto que crianças em vulnerabilidade social estão mais expostas a fatores de risco. Objetivo Avaliar os efeitos da utilização de um protocolo psicomotor em escolares em situação de vulnerabilidade social do Centro Educacional Irmã Blandina vinculada a Comunidade do Vergel do Lago, Maceió/AL.Materiais e métodos- Trata-se de um estudo do tipo longitudinal com estudo antes e depois realizado com escolares da Creche Escola Irmã Blandina vinculada a Comunidade Nosso Lar assistidos pelo “Projeto de Extensão Acompanhamento do Desenvolvimento infantil de escolares em situação de vulnerabilidade social da Comunidade Nosso Lar”.Foram incluídas na pesquisa 15 crianças da faixa etária de 4 a 6 anos,de ambos os sexos. As crianças elegíveis para a pesquisa, foram oriundas da triagem do desenvolvimento, e aqueles que apresentaram 3 ou 4 domínios no Teste de Denver II com risco para atraso foram submetidos a um protocolo de intervenção psicomotor baseando-se nos achados encontrado. A reavaliação ocorreu após 4 meses de intervenção. Resultados-Participaram dessa pesquisa 12 crianças, compreendida na faixa etária de 4 a 6 anos, de ambos os sexos. Na primeira avaliação, 10 crianças apresentaram 3 domínios alterados e 02 com 4 domínios. 58,33% das crianças após o programa de intervenção passaram a ter 2 domínios com risco para atraso, sendo o domínio com maior avanço o motor fino adaptativo e linguagem. Conclusão – Percebe-se que a utilização da intervenção psicomotora no ambiente escolar contribui para o processo de alfabetização devido a intima relação que o desenvolvimento psicomotor.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Infantil. Desempenho Psicomotor. Vulnerabilidade Social
  • Área Temática
  • Pesquisa de Campo
Voltar
  • Pesquisa de Campo
  • Revisão de Literatura
  • Extensão

Comissão Organizadora

Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley

Comissão Científica