Introdução: O desenvolvimento infantil depende de fatores intrínsecos e extrínsecos para que ocorra de forma adequada, o que inclui desde a maturação do Sistema Nervoso Central (SNC) até um estado nutricional favorável. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento infantil em escolares em situação de vulnerabilidade social de acordo com o Teste de Desenvolvimento de Denver II. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal-quantitativo realizado em Creche Escola Irmã Blandina vinculado a Comunidade Nosso Lar, no bairro do Vergel do Lago na cidade de Maceió. Participaram 90 crianças de dois a seis anos, triadas por meio do TTDD. Resultados. Observou-se que 8,89% das crianças apresentaram desenvolvimento compatível com a normalidade e 91,11% apresentaram falhas no desenvolvimento. O domínio que mais apresentou falhas foi o pessoal-social (77,5%) seguido de Motor Fino adaptativo (59,55%), Linguagem (26,96%) e motor grosseiro (11,23%). Das crianças avaliadas 19,10% possuíam 3 a 4 domínios com risco para atraso. Encontrou-se que no domínio pessoal social a principal alteração foi em relação a autonomia; motor fino foi referente as habilidades de pré-escrita; linguagem em relação a falar palavras; e o motor grosseiro-equilíbrio. Conclusão: Observou-se que os escolares possuem déficit no seu desenvolvimento em todos os domínios que a condição de vulnerabilidade social os deixam mais expostos aos mesmos. Dessa forma, se faz necessário programas de intervenção precoce na própria escola de modo a diminuir os riscos de atraso contribuindo dessa forma para o desempenho acadêmico deles.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica