A noção do corpo é essencial para a aprendizagem e alfabetização, servindo como base para a aquisição de conceitos e habilidades relacionadas à leitura, compreensão e transcrição de símbolos ortográficos. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil psicomotor da noção de corpo em 19 crianças de 4 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social no Centro Educacional Irmã Blandina, vinculado à Comunidade Nosso Lar no Vergel do Lago. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, realizada no ano de 2023/2024.
Os participantes foram selecionados a partir da triagem do desenvolvimento, utilizando o Teste de Denver II para identificar aqueles em risco de atraso. As crianças que apresentaram alterações significativas foram avaliadas com a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca. Os resultados mostraram que 42,10% das crianças apresentaram perfil dispráxico, enquanto apenas duas tinham perfil eupráxico para a noção do corpo. A tarefa de Imitação de Gestos revelou ser a mais desafiadora, seguida pelo reconhecimento das direções direita e esquerda, enquanto o item relacionado à auto-imagem obteve a melhor pontuação.
Para mitigar as dificuldades encontradas, todas as crianças participaram de um programa de intervenção psicomotora duas vezes por semana, com sessões de 30 minutos. Em conclusão, os resultados evidenciam a importância de intervenções específicas na noção do corpo, essencial para o desenvolvimento da alfabetização das crianças.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica