Introdução: A educação em dor baseada na neurociência (EBN) é uma abordagem que vem sendo estudada, aprimorada e implementada na prática clínica e que tem como objetivo ressignificar a percepção da dor dos pacientes através da compreensão dos mecanismos. Essa estratégia busca promover mudanças no comportamento dos pacientes. Objetivo: O presente relato de experiência teve como objetivo descrever a aplicação da EBN para pacientes do ambulatório de traumato-ortopedia de uma instituição filantrópica, avaliando seu impacto na compreensão da dor e na melhora da qualidade de vida dos indivíduos. Metodologia: A intervenção consistiu na observação das sessões de fisioterapia que envolviam educação em dor com base na neurociência. Na aplicação do método os alunos do curso de fisioterapia realizaram estratégias de escuta, aliança terapêutica, e comunicação. Resultados: Os resultados demonstraram que é plausível que os pacientes apresentem uma melhora significativa no entendimento dos mecanismos da dor, com relatos de redução da cinesiofobia e catastrofização. O que pode representar uma melhora na capacidade funcional. Conclusão: A EBN parece ser uma ferramenta importante no contexto do ambulatório de traumato-ortopedia.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica