Introdução- A dor é uma experiência complexa e universal que envolve tanto aspectos físicos quanto emocionais. Ela serve como um sinal de alerta, indicando a presença de lesões ou condições de saúde que exigem atenção. Objetivo- Descrever a experiência com a utilização de uma ferramenta pedagógica facilitadora para o processo ensino aprendizado para a temática da dor . Materiais e Métodos- No ano 2024, os discentes do 5º período do Curso de Fisioterapia, escolheram a temática área da Fisioterapia para a realização da 3º etapa da gincana. Para tanto, os discentes realizaram um musical intitulado “Haja Dor” utilizando como cenário o filme Madagascar. Constituiu-se da 3º etapa da Gincana Interperíodos do Curso de Fisioterapia do Cesmac. O conteúdo proposto foi apresentado de forma dinâmica, interativa e lúdica. Inicialmente os discentes tiveram uma aula sobre os mecanismos da dor, os tipo de dor além das principais evidência existentes para o tratamento da dor, que consistia na educação em dor, terapia manual , recursos eletrotermofototerapicos e movimento para posteriormente elaborarem um roteiro. Posteriormente os discentes foram distribuídos entre os papéis de acordo com as suas habilidades artísticas. Construíram quatro paródias musicais. Participaram 23 discentes sendo que nove foram escolhidos como personagens principais. Mostrou-se em forma de dramatização e pelas paródias musicais elaboradas pelos discentes, os mecanismos da dor, a importância da educação para a dor além de desmistificar de forma lúdica aspectos difundidos sobre a dor. Resultados- Percebe-se que a utilização de metodologias ativas os discentes conseguem aprofundar melhor o conteúdo abordado, estimulando as competências e habilidades inerentes ao curso. Considerações Finais- Observou-se um incentivo ao trabalho em equipe, uma valorização das potencialidades artísticas, fortalecimento da relação aluno-professor. Identificou-se que essa estratégia constitui uma forma ativa e inovadora de ensino, constituindo dessa forma, uma nova ferramenta didático-pedagógico.
Comissão Organizadora
Felipe Lima Rebêlo
Clarissa Cotrim Dos Anjos Vasconcelos
raphaela farias teixeira
Thays Cristine Ferro Wanderley
Comissão Científica