Os implantes cocleares bilaterais têm se mostrado uma intervenção eficaz para crianças com surdez profunda bilateral, oferecendo melhorias significativas na percepção auditiva e no desenvolvimento da linguagem. Este estudo examina os impactos dos implantes cocleares bilaterais no desenvolvimento da linguagem e cognitivo em crianças, utilizando uma revisão integrativa da literatura científica. Foram acessadas bases de dados como Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os descritores utilizados foram “implantes cocleares”, “desenvolvimento da linguagem” e “desenvolvimento cognitivo”. A análise revelou benefícios significativos na aquisição de habilidades linguísticas e no desenvolvimento cognitivo, além de identificar desafios e áreas que requerem mais investigação. Considerações finais ressaltam a importância de acompanhamento contínuo e intervenções personalizadas para otimizar os resultados dos implantes cocleares bilaterais
Comissão Organizadora
Thiago Ruam Nascimento
gabriel jose lopes
Luisa reis dos cravos
Comissão Científica