IMPLANTES COCLEARES BILATERAIS EM CRIANÇAS: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E COGNITIVO

  • Autor
  • Maria Eduarda de Sá Bonifácio Rocha
  • Co-autores
  • Mariana de Arruda Frazão , Lucas Gonçalves Venâncio , Cláudio Dionísio Ferreira , Vanessa Valadares de Paula , Francisco Reginaldo Pereira de Sousa Junior , Lucas Alves , Gabriella Nolting Petito Vieira , Lucas Cardeal de Oliveira , Estenio Lopes Neto , Caio Andrade Prins Rodrigues
  • Resumo
  • Os implantes cocleares bilaterais têm se mostrado uma intervenção eficaz para crianças com surdez profunda bilateral, oferecendo melhorias significativas na percepção auditiva e no desenvolvimento da linguagem. Este estudo examina os impactos dos implantes cocleares bilaterais no desenvolvimento da linguagem e cognitivo em crianças, utilizando uma revisão integrativa da literatura científica. Foram acessadas bases de dados como Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os descritores utilizados foram “implantes cocleares”, “desenvolvimento da linguagem” e “desenvolvimento cognitivo”. A análise revelou benefícios significativos na aquisição de habilidades linguísticas e no desenvolvimento cognitivo, além de identificar desafios e áreas que requerem mais investigação. Considerações finais ressaltam a importância de acompanhamento contínuo e intervenções personalizadas para otimizar os resultados dos implantes cocleares bilaterais

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento da linguagem; Implantes cocleares
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Intra Operatório
Voltar Download
  • Cirurgia
  • pós operatório
  • Intra Operatório
  • Cirurgia
  • pós operatório
  • Intra Operatório
  • pós operatório
  • Intra Operatório
  • Cirurgia
  • Multidisciplinar
  • Artigo não indexado - saúde
  • Artigo não indexado - Multidisciplinar

Comissão Organizadora

Thiago Ruam Nascimento
gabriel jose lopes
Luisa reis dos cravos

Comissão Científica