Investigar de que forma a pandemia de COVID-19 influenciou a saúde mental das crianças, bem como as mudanças no comportamento durante o seu desenvolvimento. Métodos: Este é um estudo de revisão de literatura, que envolveu uma busca em diversas bases de dados: SCIELO, PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), EbscoHost, no intervalo de três anos, entre 2020 e 2022, em português e inglês. Foram identificados 48 artigos, dos quais 28 foram descartados por não atenderem aos critérios de inclusão definidos, resultando em 20 estudos analisados. Resultados: Durante o período de isolamento e distanciamento social, notou-se que as crianças mostraram uma maior predisposição a desenvolver problemas emocionais e físicos, como o aumento do tempo em frente a telas, maior irritabilidade, queda no rendimento escolar e nas capacidades cognitivas, estresse, tanto crônico quanto agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, ganho de peso, sedentarismo, medo, insegurança e dificuldades nas interações sociais. Conclusão: A revisão da literatura revelou um aumento nos problemas de saúde mental e comportamentais em crianças durante a pandemia. Destaca-se, assim, a relevância dos possíveis efeitos no desenvolvimento infantil e a necessidade de atenção às necessidades das crianças exacerbadas por esse contexto.
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Thiago Ruam Nascimento
gabriel jose lopes
Luisa reis dos cravos
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