INTRODUÇÃO: O jogo de xadrez é um dos jogos mais antigos e, talvez, um dos mais complexos já inventados. Ele tem sido utilizado como instrumento pedagógico alternativo, propiciando benefícios socioeducativos para os escolares. No Brasil, escolas têm visto a necessidade de buscar diferentes meios para favorecer o desenvolvimento cognitivo e capacidade intelectual dos alunos. OBJETIVO: Revisar na literatura como o jogo de xadrez influencia nos processos cognitivos e de aprendizagem na população escolar. METODOLOGIA: Foram realizadas buscas nas bases de dados digitais PubMed e Lilacs. Para isso, utilizou-se os descritores “Chess” e “Learning”, além do operador booleano “and”. RESULTADOS: Foram encontrados 52 artigos, dos quais 8 foram selecionados e analisados. A utilização de diferentes estratégias pedagógicas pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e a prática do jogo de xadrez auxilia no desenvolvimento intelectual, contribuindo para o raciocínio lógico, concentração, atenção, capacidade de analisar, sintetizar e resolver problemas, autocontrole e autoavaliação. Além disso, estimula sociabilidade, memória, autoconfiança, autoestima e organização metódica e estratégica do estudo, habilidades importantes para o processo de aprendizagem. Alguns estudos mostraram que a população escolar que pratica xadrez tem maior desempenho escolar em relação aos que não praticam. CONCLUSÃO: Pela diversidade de processos cognitivos envolvidos na prática do xadrez, fica evidente que ele favorece o processo de ensino-aprendizagem em escolares. A partir disso, observa-se também a possibilidade da aplicação do xadrez como estratégia interventiva para crianças com dificuldades de aprendizagem.
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