Diversos estudos classificam as Funções Executivas (FE) como um conjunto de habilidades cognitivas necessárias para aprender coisas novas, raciocinar ou concentrar-se diante de um ambiente distrator, por isso dificuldades no desempenho escolar vem sendo associadas a um baixo desenvolvimento de funções executivas. Nesse sentido o presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de um programa de estimulação rítmico-sonora(PERS) no desenvolvimento de funções executivas de escolares. Participaram desse estudo 36 crianças de ambos os sexos, com idade compreendida entre 07 e 08 anos, estudantes da rede pública de ensino da Cidade de São Fidelis/RJ. Os participantes foram divididos em 4 grupos; A1- 12 crianças sem dificuldades de aprendizagem e que realizaram o PERS; A2 – 12 crianças sem dificuldades de aprendizagem que não realizaram o PERS; B1- 6 crianças com dificuldades de aprendizagem que foram submetidas ao PERS; B2-6 crianças com dificuldades de aprendizagem que não foram submetidas ao PERS. Sendo o PERS composto por uma tarefa interativa de aprender a tocar piano, por um conjunto de 2 atividades realizadas no próprio ambiente escolar, em 20 sessões, com duração de 10 minutos cada. Para avaliação do funcionamento executivo os participantes foram submetidos a parte A do Teste de Trilhas que avalia desde a flexibilidade cognitiva do indivíduo e a capacidade atencional durante a resolução de tarefas. Ambos os grupos foram avaliados em 2 momentos: a) antes do PERS b) após o PERS. Nossos resultados mostram que o PERS melhorou o funcionamento executivo das crianças do grupo A1 em 13,40% e das crianças do grupo B1 em 29,35%. Desta forma, nossos dados indicam que o PERS é provavelmente é um fator influenciador para a otimização do funcionamento executivo de crianças.
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