O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia da intervenção neuropsicopedagógica escolar (INPp), voltada para o desenvolvimento da linguagem e funcionamento executivo de crianças com idade entre 07-08 anos que apresentam baixo rendimento escolar (BRE). Participaram deste estudo 1118 crianças com idade entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, estudantes da rede pública de ensino da cidade de São Fidélis/RJ. Os participantes foram divididos em 4 grupos (A1 - 336 crianças sem BRE e que realizaram a INPp; A2 - 336 crianças sem BRE que não realizaram a INPp; B1 - 223 crianças com BRE e que realizaram a INPp; B2 - 223 crianças com BRE que não realizaram a INPp), sendo a INPp composta por um conjunto de 4 atividades realizadas no próprio ambiente escolar, em 18 sessões, com duração de 40 minutos cada. Ambos os grupos foram submetidos a dois protocolos de avaliação: a) Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na perspectiva da Fotolinguagem; b) Teste de Trilhas. Ambos os grupos foram avaliados em dois momentos: a) antes da INPp; b) após a INPp. Nossos resultados mostram que a realização da INPp diminuiu o número de ocorrências linguísticas em 28,67% nas crianças sem BRE e 49,06% nas crianças com BRE. Em relação ao funcionamento executivo das crianças, os resultados mostram que houve uma melhora de 35,68% nas crianças com BRE e 18,21% nas crianças sem BRE. Desta forma, nossos dados indicam que a INPp contribuiu de forma satisfatória para a otimização do desempenho acadêmico de crianças em série iniciais do ensino fundamental, justificando assim a importância do neuropsicopedagogo no ambiente escolar.
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