UMA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O FUNCIONAMENTO EXECUTIVO DE CRIANÇAS DA CIDADE DE SÃO FIDÉLIS/RJ

  • Autor
  • BÁRBARA SCOFANO, DEYZEANE ABREU, HELEN FERNANDES O. M.BARBOSA , MELISSE ABRANTES , FABRÍCIO BRUNO CARDOSO
  • Resumo
  • Verifica-se que crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam maior lentidão e menor atenção quando da realização de tarefas específicas, em função de não apresentarem um bom funcionamento executivo, acarretando com isso prejuízos em outras áreas, principalmente o desenvolvimento acadêmico nas fases iniciais no ensino formal.  A partir do comentado o objetivo deste trabalho foi estabelecer uma possível correlação entre o desempenho motor de crianças com dificuldades de aprendizagem com seu funcionamento executivo.  Participaram desse estudo 400 crianças com idade compreendida entre 07 e 08 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis/RJ. Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 517.483) e realizados no próprio ambiente escolar das crianças participantes.  Para a consecução do objetivo do referido estudo os participantes inicialmente foram submetidos a escala de avaliação motora Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2) e 24 horas após foram submetidos a avaliação do funcionamento executivo através do Teste de Trilhas (TT).  Nossos resultados mostram que 38,5% das crianças apresentou dificuldades significativas na realização dos movimentos de acordo com os critérios da MABC-2. Em relação ao TT 40,16% das crianças apresentou um desempenho inferior ou limítrofe. Para avaliar uma possível relação entre o nível de desenvolvimento motor e o funcionamento executivo das crianças, foi utilizado a correlação linear de Pearson (r), que revelou para um r =0,997  um p <0,001, o que mostra que possivelmente a existência de uma associação entre as variáveis analisadas nesse estudo, pois o valor de R foi manifestado bem próximo de sua forma absoluta (1),

     

  • Palavras-chave
  • Crianças, Funções Executivas e Desenvolvimento Motor
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Neuropsicopedagogia
Voltar
  • Desenvolvimento
  • Excitabilidade neuronal, sinapse e células da glia
  • Doenças neurodegenerativas e lesões do sistema nervoso
  • Envelhecimento
  • Clínica neurofuncional e reabilitação
  • Qualidade de vida e terapias alternativas
  • Sistemas sensoriais
  • Sistemas motores
  • Fisiologia integrativa e comportamentos
  • Motivação e emoção
  • Cognição
  • Técnicas e metodologias
  • Semiótica cognitiva
  • Educação e aprendizagem
  • História e filosofia das neurociências
  • Tema não contemplado entre as opções anteriores
  • Neuropsicopedagogia

Comissão Organizadora

Ciências e Cognição

Comissão Científica