Verifica-se que crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam maior lentidão e menor atenção quando da realização de tarefas específicas, em função de não apresentarem um bom funcionamento executivo, acarretando com isso prejuízos em outras áreas, principalmente o desenvolvimento acadêmico nas fases iniciais no ensino formal. A partir do comentado o objetivo deste trabalho foi estabelecer uma possível correlação entre o desempenho motor de crianças com dificuldades de aprendizagem com seu funcionamento executivo. Participaram desse estudo 400 crianças com idade compreendida entre 07 e 08 anos, de ambos os sexos, da cidade de São Fidélis/RJ. Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 517.483) e realizados no próprio ambiente escolar das crianças participantes. Para a consecução do objetivo do referido estudo os participantes inicialmente foram submetidos a escala de avaliação motora Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2) e 24 horas após foram submetidos a avaliação do funcionamento executivo através do Teste de Trilhas (TT). Nossos resultados mostram que 38,5% das crianças apresentou dificuldades significativas na realização dos movimentos de acordo com os critérios da MABC-2. Em relação ao TT 40,16% das crianças apresentou um desempenho inferior ou limítrofe. Para avaliar uma possível relação entre o nível de desenvolvimento motor e o funcionamento executivo das crianças, foi utilizado a correlação linear de Pearson (r), que revelou para um r =0,997 um p <0,001, o que mostra que possivelmente a existência de uma associação entre as variáveis analisadas nesse estudo, pois o valor de R foi manifestado bem próximo de sua forma absoluta (1),
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