RELAÇÕES ENTRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: A aprendizagem dos conteúdos matemáticos em foco

  • Autor
  • Francimar Gomes de Oliveira Júnior
  • Co-autores
  • Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre , Claudia Carreira da Rosa
  • Resumo
  • Na literatura da Educação Matemática existem debates sobre metodologias e/ou estratégias de ensino em que enfatizam melhorar o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos, dentre elas podemos destacar a Modelagem Matemática. A Modelagem, mesmo com diferentes concepções de desenvolvimento em sala de aula, possui o consenso de seus defensores sobre as suas contribuições no processo de aprendizagem, sendo uma delas relacionada a mudanças no comportamento tanto dos alunos quanto do professor. Mas será que essas mudanças no comportamento são indícios de que ocorreu uma aprendizagem? Para responder a essa pergunta, faz-se necessário averiguar questões referentes ao aprender e lembrar que são ações relacionadas a área da Neurociência Cognitiva. Neste sentido, queremos elencar quais são os fatores que a Neurociência e a Modelagem expõem como facilitadores de aprendizagem e como se interrelacionam. Para tanto será utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica em que se realiza em nove etapas: escolha do tema; levantamento bibliográfico prévio; formulação do problema; elaboração do plano provisório do assunto; busca das fontes; leitura do material; fichamento; organização lógica do assunto; e redação do texto. A pesquisa está em desenvolvimento, porém já é possível estabelecer uma relação entre a Modelagem e a Neurociência onde a primeira ensina através do questionar e intervir no meio em que o aluno está inserido e a segunda afirma que é a partir dessas interações e experiências com o meio que podemos confirmar se houve formação de conexões nervosas e, assim, a aquisição dos conteúdos.

  • Palavras-chave
  • Modelagem Matemática, Neurociência Cognitiva, aquisição, aprendizagem, conhecimento matemático
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e aprendizagem
Voltar
  • Desenvolvimento
  • Excitabilidade neuronal, sinapse e células da glia
  • Doenças neurodegenerativas e lesões do sistema nervoso
  • Envelhecimento
  • Clínica neurofuncional e reabilitação
  • Qualidade de vida e terapias alternativas
  • Sistemas sensoriais
  • Sistemas motores
  • Fisiologia integrativa e comportamentos
  • Motivação e emoção
  • Cognição
  • Técnicas e metodologias
  • Semiótica cognitiva
  • Educação e aprendizagem
  • História e filosofia das neurociências
  • Tema não contemplado entre as opções anteriores
  • Neuropsicopedagogia

Comissão Organizadora

Ciências e Cognição

Comissão Científica