A compreensão dos fenômenos de aprendizagens individuais e coletivas com a inclusão de alunos surdos no ensino de inglês abarca interações globais, socioculturais, cognitivas, assim como estudos neurocientíficos e estudos do cérebro. Sob uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho busca reflexões e questionamentos acerca de ações e inter-relações pessoais e profissionais que permeiam a inclusão de alunos surdos com alunos ouvintes no ensino de inglês, considerando o contexto de Português - Inglês, Português – Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inglês - Língua americana de sinais (ASL). O presente estudo, recorte de uma dissertação de Mestrado em andamento, foi dividido em duas partes: uma pesquisa bibliográfica e a execução da oficina “Multilinguismo: Que universo é esse?” integrada ao projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), realizada em espaços formais e não formais para um público-alvo de escolas do Rio de Janeiro e Grande Rio. Os resultados obtidos demonstram interesse pelas funções do cérebro, pelo uso/aquisição de línguas e linguagens e diferentes modalidades de comunicação; pelos aspectos cognitivos relacionados a surdos e ouvintes e pelos desafios inclusivos de alunos surdos, principalmente, na sala de aula de Inglês. A relevância deste estudo encontrou respaldo na necessidade de promoção, respeito e garantia de práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de um ensino eficiente e de bons padrões de qualidade em que incluir significa buscar oportunidades reais para potencializar aprendizagens de todos os alunos, despertando novos talentos.
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