INTRODUÇÃO: Estudos têm demonstrado que tanto o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quanto o baixo desempenho das funções executivas, podem estar relacionados com a dificuldade de aprendizagem (DA). OBJETIVOS: Analisar e relacionar o desempenho das funções executivas e a presença da impulsividade alta, próprio do TDAH, em escolares com DA. MÉTODOS: Estudo correlacional com amostra composta por 93 escolares, de 7 a 18 anos, ambos os sexos, oriundos do Projeto Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem, aprovado pelo comitê de ética do INDC/UFRJ. Os responsáveis assinaram o TCLE. Os instrumentos utilizados foram: Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin (WCST); Teste de Desempenho Escolar (TDE); Escala de TDAH - versão para professores (E-TDAH); Software estatístico PSPP (1.0.1). RESULTADOS: Foram selecionados apenas escolares com classificação percentílica inferior no TDE. A presença de impulsividade foi pouco observada na amostra, tendo 66,71% dos escolares apresentado percentil menor que 75 no quesito Hiperatividade-Impulsividade do E-TDAH, caracterizando impulsividade baixa ou normal para a idade. O déficit nas funções executivas foi mais presente na amostra, demonstrado pelo número de categorias completadas no WCST, onde 56,98% concluiu menos que 3 categorias, o que indicou dificuldade moderada à grave. Verificou-se, ainda, uma correlação fraca entre impulsividade e funções executivas. CONCLUSÃO: Concluiu-se que uma maioria dos escolares com baixo rendimento escolar apresenta dificuldade nas funções executivas, mas não se percebe a mesma predominância do fator impulsividade, o que pode indicar que a impulsividade não é uma variável significativa para a dificuldade de aprendizagem.
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