Introdução: Diversos fatores podem influenciar na aprendizagem, de forma positiva ou negativa. Questões como situação socioeconômica, socioemocional, estratégias de ensino e condições de trabalho para docentes são importantes para um aprender significativo. Sabe-se também que as condições das escolas públicas e privadas no Brasil possuem muitas divergências, o que mostra diferentes desempenhos dos alunos. Objetivos: Investigar o desempenho escolar de crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem (DA) de instituições públicas e privadas. Métodos: O estudo foi realizado a partir do Banco de Dados do Projeto Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto - UFRJ. Os responsáveis dos alunos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram coletados os desempenhos obtidos no Teste de Desempenho Escolar (TDE) de 161 crianças com queixas de DA, sendo 105 crianças provenientes de escolas públicas e 56 provenientes de escolas privadas. A análise foi realizada através do Teste Qui Quadrado. Resultados: Entre os estudantes de escola pública, 93,34% obtiveram desempenho abaixo da média e 3,81% acima da média no TDE. Enquanto que, em relação aos estudantes de escola privada, a porcentagem de alunos com desempenho abaixo da média e acima da média é de, respectivamente, 76,79% e 12,5%. Conclusões: A diferença de resultados sugere a existência de influência entre o tipo de instituição que a criança está inserida e o desempenho no teste TDE.
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