O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O PAPEL CURSOS DE FÉRIAS DE NEUROCIÊNCIAS COMO FERRAMENTAS PARA A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS

  • Autor
  • Leticia Averbug Corrêa
  • Co-autores
  • Aliny dos Santos Carvalho , Ingrid moura de oliveira , Alfred Sholl Franco
  • Resumo
  • Introdução: Atualmente o uso de tecnologias em práticas de ensino tem sido utilizado como ferramentas na promoção do processo ensino-aprendizagem. Desde a “Década do Cérebro” (1990) há um incentivo ao estudo e divulgação das neurociências mas ainda é uma ciência pouco divulgada e não contemplada pela grade curricular nacional. 

    Objetivo: Apresentar os Cursos de Férias em Neurociências e a mídia digital como ferramentas que tem como objetivo divulgar o conhecimento em neurociências para a sociedade e despertar vocações entre estudantes do ensino médio. 

    Metodologia e Resultados: Os Cursos de Férias em Neurociências possuem duas edições anuais – Verão (UFRJ) e Inverno(UFF). São disponibilizadas 100 vagas em cada edição do curso, atualmente distribuídas de forma igual entre alunos do ensino médio e professores da área básica.São realizadas desde 2012 abordando conteúdos teóricos e práticos. Os vídeos são postados nas redes sociais e tem dois formatos de produção -videoaulas e na forma de desenhos- ambos com duração de cerca de dez minutos. Visam abordar um tema complexo de forma a integrar o conhecimento neurocientífico às situações cotidianas.

    Conclusão: O crescimento e desenvolvimento dos vídeos e dos Cursos de Férias levam os envolvidos a participarem de experiências novas e enriquecedoras, servindo como estímulo ao estudo científico e despertando vocações nas diferentes áreas que estudam o sistema nervoso

  • Palavras-chave
  • neurociências, tecnologia digital, popularização, divulgação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e aprendizagem
Voltar
  • Desenvolvimento
  • Excitabilidade neuronal, sinapse e células da glia
  • Doenças neurodegenerativas e lesões do sistema nervoso
  • Envelhecimento
  • Clínica neurofuncional e reabilitação
  • Qualidade de vida e terapias alternativas
  • Sistemas sensoriais
  • Sistemas motores
  • Fisiologia integrativa e comportamentos
  • Motivação e emoção
  • Cognição
  • Técnicas e metodologias
  • Semiótica cognitiva
  • Educação e aprendizagem
  • História e filosofia das neurociências
  • Tema não contemplado entre as opções anteriores
  • Neuropsicopedagogia

Comissão Organizadora

Ciências e Cognição

Comissão Científica