Introdução: Atualmente o uso de tecnologias em práticas de ensino tem sido utilizado como ferramentas na promoção do processo ensino-aprendizagem. Desde a “Década do Cérebro” (1990) há um incentivo ao estudo e divulgação das neurociências mas ainda é uma ciência pouco divulgada e não contemplada pela grade curricular nacional.
Objetivo: Apresentar os Cursos de Férias em Neurociências e a mídia digital como ferramentas que tem como objetivo divulgar o conhecimento em neurociências para a sociedade e despertar vocações entre estudantes do ensino médio.
Metodologia e Resultados: Os Cursos de Férias em Neurociências possuem duas edições anuais – Verão (UFRJ) e Inverno(UFF). São disponibilizadas 100 vagas em cada edição do curso, atualmente distribuídas de forma igual entre alunos do ensino médio e professores da área básica.São realizadas desde 2012 abordando conteúdos teóricos e práticos. Os vídeos são postados nas redes sociais e tem dois formatos de produção -videoaulas e na forma de desenhos- ambos com duração de cerca de dez minutos. Visam abordar um tema complexo de forma a integrar o conhecimento neurocientífico às situações cotidianas.
Conclusão: O crescimento e desenvolvimento dos vídeos e dos Cursos de Férias levam os envolvidos a participarem de experiências novas e enriquecedoras, servindo como estímulo ao estudo científico e despertando vocações nas diferentes áreas que estudam o sistema nervoso
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Ciências e Cognição
Comissão Científica