A emergência e obsolescência acelerada de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm imposto novos desafios para o processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, as novas formas de consumo de informações têm instaurado mudanças nos processos de produção de sentido, oferecendo novas possibilidades no plano de expressão. Este trabalho alinha as perspectivas da semiótica cognitiva e da aprendizagem, e relata uma experiência de intervenção no processo de aprendizado de Neurofisiologia.O universo amostral foi composto por 136 alunos de graduação, habituados com o predomínio de tecnologias tradicionais. Buscamos estimular um processo de semiose que contribuísse para maior aproveitamento das informações trabalhadas ao longo da disciplina, envolvendo um continuum com a experiência sensório-motora (através de atividades práticas), o resgate de conteúdos pré-existentes e o trabalho das novas informações pesquisadas e trabalhadas com o uso de TDIC (através de testes dinâmicos pós-atividades). Antes e após a disciplina foram aplicadas avaliações, as quais indicaram que a percepção dos alunos em relação à disciplina foi ampliada, tendo sido incorporados conceitos importantes da fisiologia. Destacamos, ainda, como resultados o desenvolvimento de uma autopercepção dos participantes sobre o significado dos conteúdos apresentados no contexto do seu curso de origem, tornando os conhecimentos construídos mais significativos para os alunos. Concluímos que a experiência do uso de metodologias ativas de aprendizagem com novas dinâmicas, alterou seu significante e, consequentemente, seu significado para os alunos, contribuindo para o melhor desempenho geral deles, bem como para a melhor apropriação dos conteúdos discutidos em sala de aula
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