O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos mais prevalentes distúrbios do neurodesenvolvimento. Os pacientes são descritos como dispersos e agitados, decorrendo disso dificuldades no processo de aprendizagem. Desta forma, a maioria das crianças é diagnosticada em idade escolar ou pré-escolar. Este transtorno impacta diretamente na vida das crianças e representa um desafio ao sistema nacional de saúde, uma vez que demanda um acompanhamento multiprofissional. Diversos estudos apontam a associação entre o TDAH e o desenvolvimento perceptivo-motor inadequado. O objetivo deste trabalho foi avaliar as discussões publicadas na literatura científica sobre esta relação, nos últimos 5 anos. Foram recuperados 169 artigos. Após uma triagem, foram incluídos no estudo 52 artigos. Destes, 7 são experimentais, 6 clínicos e 38 observacionais. Em relação ao tipo epidemiológico, foram encontradas 40 estudos longitudinais, 1 ensaio clínico controlado randomizado, 9 coortes e 1 série de casos. A maioria dos trabalhos fora desenvolvido com pacientes em idade escolar (25). Sobre os recortes, 11 estudos investigaram alterações morfológicas, bioquímica ou genéticas; 22 buscaram alterações funcionais; 3 testaram métodos para tratamento e 4 encontraram correlações entre o TDAH e o Transtorno do Desenvolvimento da Cognição (TDC). Concluímos que os estudos confirmam o comprometimento do desenvolvimento perceptivo-motor em pacientes com TDAH e que são necessárias maiores investigações para determinar possíveis alvos e/ou estratégias terapêuticas, considerando esta correlação.
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