A inteligência lógico-matemática é um potencial cognitivo que faz uso de números, sequências e padrões na resolução de problemas, abrangendo a capacidade de reconhecimento de formas geométricas, a compreensão e do desenvolvimento de conceitos abstratos, o pensamento sistemático hipotético dedutivo e indutivo. Realizamos o desenvolvimento de materiais didáticos adaptados para deficientes visuais (Kit Cognição e Lógica) e um workshop para capacitação de educadores no uso desses jogos. Os jogos foram organizados em variados estímulos sensoriais e cognitivos e em níveis de dificuldade composto em 4 módulos: I) Desafio dedução 2D (Tangrans) II) Desafio dedução 3D (Cubo Soma); III) Desafio indução (Torre de Hanói) e IV) Desafio algoritmo (Cubo Mágico). Os jogos são acessíveis às pessoas com deficiência visual através da modelagem e impressão em tecnologia 3D. A avaliação e validação dos materiais produzidos ocorreram durante as ações do Museu Itinerante de Neurociência (MIN). Participaram da amostra estudantes do ensino fundamental e médio, com e sem deficiência visual, e educadores. Os resultados mostram que os estudantes com deficiência visual tiveram dificuldades semelhantes as obtidas pelos sem deficiência e educadores; a maioria dos participantes indicou o uso desses jogos adaptados como meio para a estimulação da motivação e o interesse pela matemática, reconhecendo, no entanto, o baixo ou inexistente uso desses materiais em sala de aula. Concluiu-se que o kit Cognição e Lógica é uma tecnologia educacional assistiva, que mostrou ser de grande importância para estimular funções cognitivas superiores, motivação e o interesse pela matemática, visando o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos estudantes.
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Ciências e Cognição
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