A Capoeira tem sua gênese, provavelmente nos anos finais da Calônia, nascendo da necessidade de autodefesa dos povos negros escravizados contra os abusos e humilhações do sistema econômico vigente, a Capoeira marcará profundamente os anos imperiais por afrontar a ideologia elitista imposta pelo Estado racialmente constituído pelo ideário branco, europeu e cristão. Destacada pela simbologia da resistência negra e das camdas populares da sociedade, a Capoeira constitui-se enquanro manifestação cultural encharcada de valores, significados, narrativas, formas, sons e cores que entrelaçam sua prática, evidenciando na musicalidade, que carrega em seus versos a historicidade das lutas de resistência dos povos negros retirados de África a fomentar o sistema escravista brasileiro por quase 400 anos, a principal ferramenta de preservação dessas memórias, transcedendo emoções, histórias de lutas, vidas e tradições. Portanto, o presente artigo tem como objetivo tecer a respeito da musicalidade na Capoeira, através de cantigas e canções, como forma de salvaguarda da cultura e das memorias das resistências dos povos negros escravizados, percebendos seus significados sociais, políticos e educativos que exercem nas rodas de Capoeira.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica