Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar, por meio da série Only Murders in The Building, de Steve Martin e John Robert Hoffman, o uso do elemento comunicativo podcast para inovar o gênero de romance policial por meio da narrativa, isto é, como esse elemento muda e ajuda na maneira de narrar e desvendar um crime. Em relação aos objetivos específicos, à série, faz uma abordagem biobibliográfica desde a primeira até a terceira temporada. Ademais, busca mostrar como os gêneros possuem uma relação entre si, e assim, o podcast surge como elemento inovador. Investigou-se como havia surgido o gênero de romance policial, bem como o surgimento do podcast, sendo esse uma evolução e inovação do rádio, para que assim houvesse uma tentativa de relacionar um gênero a outro. Além disso, procura mostrar a relação entre literatura e cinema por meio das comparações e análises feitas. Tendo esses propósitos, estabeleceu o estudo acerca do podcast e sua inserção no meio literário. Como metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico e possui aporte teórico em Sandra Lúcia Reimão (1983), Todorov (2006), Micael Herschmann e Marcelo Kischinhevsky (2008) e Aurea Zavam (2009) teve como resultados a confirmação do elemento audiovisual como inovador na forma de narrar um romance policial, bem como, para utilizá-lo como mecanismo de ensino.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica