ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DE QUESTÕES DE TERMODINÂMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

  • Autor
  • francisco yago monteiro silva
  • Co-autores
  • MANOEL JESUS MEMÓRIA CAMPELO
  • Resumo
  • O relatório final, intitulado "Análise Fenomenológica de Questões de Termodinâmica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)", foi elaborado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e aborda a análise de questões de termodinâmica presentes no ENEM.

     O relatório discute a baixa procura por cursos de licenciatura em Física no Brasil, destacando a necessidade de repensar as metodologias de ensino. A abordagem tradicional, focada em habilidades matemáticas e na resolução de problemas abstratos, tem se mostrado ineficaz para engajar os alunos e melhorar a compreensão dos fenômenos físicos. O estudo sugere uma abordagem mais fenomenológica e contextualizada para tornar o ensino da Física mais relevante e acessível.

     O objetivo geral do estudo é avaliar se as questões de termodinâmica do ENEM dos últimos dez anos estão alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Física, focando na contextualização e aplicabilidade dos conteúdos. Além disso, verifica se o currículo de Física da UESPI está em conformidade com essas diretrizes, promovendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a formação de professores de Física.

     A pesquisa é teórica e utilizou principalmente fontes da internet, como sites oficiais do governo. Foram analisadas as diretrizes curriculares e provas do ENEM para identificar a presença de uma abordagem fenomenológica e contextualizada das questões de termodinâmica. O currículo do curso de Física da UESPI também foi examinado para avaliar sua conformidade com as diretrizes educacionais

  • Palavras-chave
  • termodinamica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
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