Um dos principais objetivos desta atividade foi o de investigar a aplicação da gamificação como ferramenta de ensino e desenvolver um jogo interativo utilizando a plataforma Microsoft PowerPoint. Tendo como foco de estudo a análise do impacto dessa abordagem na motivação, engajamento e aprendizagem dos estudantes, explorando a eficácia da gamificação como recurso pedagógico.
O Microsoft PowerPoint demonstrou ser uma ferramenta eficaz para a criação de jogos didáticos. Com o uso de hiperlinks e animações, foi possível construir uma estrutura interativa onde é possível navegar pelos conteúdos de forma não linear. Esse formato permitiu o desenvolvimento de um quiz educativo que se adaptava ao ritmo e às escolhas dos alunos, oferecendo uma experiência de aprendizado mais personalizada e flexível.
Neste projeto foi analisado também a relevância dos jogos digitais como ferramenta educacional no contexto do ensino de física. Buscou-se destacar os seus benefícios e desafios e procurou-se exemplos concretos de como esta abordagem pode efetivamente promover a aprendizagem.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica