Contribuições da Psicologia Escolar no desenvolvimento de competências socioemocionais com professores

  • Autor
  • Yulla Sampaio Evangelista
  • Co-autores
  • Rafaella Coêlho Sá
  • Resumo
  • Este estudo objetiva analisar a viabilidade de a Psicologia Escolar promover formações de professores na perspectiva de fomento em competências socioemocionais, destacando o papel crucial que essas habilidades desempenham na promoção do bem-estar e na mitigação dos desafios profissionais. A figura do professor transcende a simples transmissão de conhecimento, sendo vista como um modelo e exemplo para os alunos. A constante evolução tecnológica e as demandas do ambiente escolar expõem os professores a estressores significativos, incluindo excesso de trabalho, remuneração inadequada, falta de apoio entre colegas, indisciplina dos alunos e gestão autoritária. A pesquisa destaca a importância da Psicologia Escolar no desenvolvimento de competências socioemocionais com os professores, que podem melhorar tanto sua satisfação no trabalho quanto suas relações no ambiente escolar. Professores com maior competência socioemocional tendem a regular melhor suas emoções e a construir relacionamentos mais positivos, fatores que contribuem para um desempenho profissional mais satisfatório. Este trabalho, conduzido por meio de uma revisão narrativa da literatura existente, revela uma lacuna significativa na pesquisa sobre a promoção de competências socioemocionais entre professores no Brasil. Foram analisados estudos que identificaram os principais estressores enfrentados por professores, bem como as principais competências socioemocionais que são relevantes para o enfrentamento de situações estressoras no contexto escolar e as principais estratégias utilizadas pela psicologia escolar para auxiliar no desenvolvimento dessas competências. A análise também indica que, apesar da escassez de estudos específicos sobre o tema, há um potencial significativo para que a Psicologia Escolar contribua para o desenvolvimento dessas competências.

  • Palavras-chave
  • Psicologia escolar, Competências socioemocionais, Formação de professores
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências da Saúde
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica