Proposta de uma sequência didática para o ensino de cinemática

  • Autor
  • Jardene Morais De Sá Silva
  • Resumo
  •  

     proposta de uma sequência didática para o ensino de cinemática busca superar os desafios que os alunos enfrentam ao aprender física. A complexidade dos conceitos e a necessidade de conhecimentos prévios podem dificultar a compreensão. Além disso, a transição de uma compreensão intuitiva para uma abordagem formal de conceitos científicos, especialmente em física e matemática, pode ser árdua. Isso frequentemente resulta em desinteresse e atitudes inadequadas, como passividade e dificuldades em formular perguntas ou ver os experimentos como oportunidades de pesquisa. Entre os desafios estão a falta de recursos e habilidades adequadas para as aulas práticas. Muitos alunos têm dificuldades em adquirir as habilidades necessárias para as atividades experimentais e não conseguem aplicar o conhecimento em novas situações. A ausência de laboratórios bem equipados e de oportunidades de experimentação prática prejudica a compreensão dos conceitos. A prática, no entanto, é fundamental para um ensino eficaz, proporcionando uma compreensão mais profunda dos fenômenos. Embora o ensino esteja passando por transformações significativas com a integração de tecnologias digitais, muitos alunos ainda têm dificuldades no estudo da cinemática, que envolve a compreensão dos movimentos dos corpos. No ensino médio, esse aprendizado abrange conceitos como movimento, velocidade média e variação da velocidade. Para melhorar esse processo, a proposta sugere uma sequência didática, que organiza os conteúdos de forma estruturada, com atividades articuladas para atingir objetivos educacionais específicos, conforme definido por Zabala (1998).

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Física, Cinemática, Sequência Didática
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
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