PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E SUA RELAÇÃO DIALÓGICA COM A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Kelvin Igor Araujo Santos
  • Co-autores
  • Soraya de Melo Barbosa Sousa
  • Resumo
  • O trabalho apresenta os resultados do Projeto de Extensão Universitária PIBEU n° 31/2022 da Universidade Estadual do Piauí, intitulado “Práticas de leitura de textos literários e sua relação dialógica com a linguagem cinematográfica na perspectiva dos multiletramentos: formação inicial de professores de Língua Portuguesa” cujo objetivo foi refletir, a partir da vivência de práticas de leitura literária, com foco na relação entre literatura e cinema, sobre a importância de se constituir um leitor crítico para sua atuação profissional na educação básica, na formação de leitores conscientes de seu papel social. Para isso, foram realizadas oficinas para graduandos dos Cursos de Letras e de Pedagogia para que, em sua formação, pudessem vivenciar essas práticas como parâmetro para a sua atuação profissional nas escolas de Educação Básica, enquanto futuros formadores de leitores do texto literário. Constituiu-se de uma abordagem teórico-prática com base na concepção de letramento literário e sua importância para a formação dos acadêmicos, enquanto futuros profissionais responsáveis pela formação de leitores. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para análise qualitativa dos pressupostos teóricos sobre a teoria social dos letramentos, as contribuições do letramento literário e da relação intertextual literatura/cinema para o contexto educacional; além das orientações propostas pela BNCC (BRASIL, 2018), através do campo artístico-literário, quanto às práticas de leitura literária que podem ser realizadas na educação básica. A partir dos relatos e análises produzidas pelos participantes das oficinas, constatou-se que houve uma reflexão sobre seu processo de letramento literário e a possibilidade de sua mediação na formação de novos leitores.

     

  • Palavras-chave
  • Língua Portuguesa, Letramento Literário, Formação de Professores, BNCC, Campo Artístico Literário
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica