Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade visa a integração entre práticas nas redes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e as práticas pedagógicas das Instituições de Ensino Superior (IES), promovendo a equidade por meio da formação integrada entre estudantes das áreas da saúde e humanas. Este relato de experiência aborda a participação de alunos de ciências sociais, focando nos benefícios e desafios da interdisciplinaridade. Objetivos: Analisar a interação entre alunos de ciências sociais e da área de saúde pode enriquecer a formação acadêmica e promover a equidade no SUS. Metodologia: O relato de experiência se baseia em observações e vivências dos alunos em reuniões e atividades conjuntas ao longo de um semestre no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Resultados: A interdisciplinaridade contribuiu para o desenvolvimento de competências colaborativas para trabalho em equipe e favoreceu intervenções mais holísticas, levando em consideração fatores sociais que influenciam cenários de prática. Foram identificados desafios, como dificuldades de comunicação devido as diferença na linguagem técnica entre as áreas. Além de conflitos de agendas, dificultando a participação em atividades conjuntas e da estrutura hierarquizada hospitalar que compromete a fluidez das ações. Considerações: A experiência demonstrou relevância das ciências sociais em diversos contextos e que a interdisciplinaridade é essencial para a formação de profissionais mais completos, embora existam desafios a serem superados, a troca de saberes e colaboração entre áreas são fundamentais para consolidar o SUS como sistema universal, integral e equitativo.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica