A educação em saúde acontece principalmente por meio da construção de práticas educativas focadas no diálogo e acolhimento. Nesta perspectiva, destaca-se o uso de ações educativas voltadas para atenção à mulher no ciclo gravídico puerperal. Durante este período, a maioria das gestantes apresentam dúvidas acerca do processo gestacional e puerpério, onde são levadas em conta crenças sem embasamento teórico e comprovação científica, que dificultam a adesão às práticas corretas. Ao atentar-se às intervenções educativas, principalmente durante o pré-natal, fica evidente que estas fomentam a prevenção de possíveis dúvidas e complicações decorrente da falta de esclarecimento quanto às modificações resultantes do período gestacional e puerpério. Este projeto tem como objetivo geral realizar práticas educativas com mulheres no ciclo gravídico puerperal, a fim de proporcionar autonomia e melhor vivência durante este período. A proposta metodológica contou com aplicação de tecnologias leves e a realização de práticas educativas por meio de rodas de conversas, como forma de desenvolvimento da relação entre as participantes. Como resultados pautados aos objetivos propostos, o público-alvo obteve melhor esclarecimento sobre as mudanças durante o ciclo gestacional e cuidados com o neonato, além de trazer segurança por meio do compartilhamento de informações, que garantem melhor vivência durante o ciclo gravídico puerperal.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica