Práticas Renovadoras da História no Ensino Médio e as Decorrências para a Formação de Professores

  • Autor
  • Naiele dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Yomara Feitosa Caetano de Oliveira
  • Resumo
  • O projeto visa compreender como o ensino de História está sendo inserido no Novo Ensino Médio, diante da prescrição legal da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, o projeto repousa em três linhas: primeiro investiga como foi a produção curricular do Novo Ensino Médio no Piauí, por meio das vozes dos professores e professoras no contexto das reformas educacionais propostas pela BNCC e pela Lei 13.415/2017 e da Lei do Novo Ensino Médio 14.945/2024, assim foca os agentes envolvidos: os professores, Secretaria de Educação, empresários da educação, entre outros. Segunda linha, é refletir acerca do impacto da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) na confecção dos currículos dos cursos de licenciatura em História no Piauí da UESPI, no tempo presente. Na terceira linha é perspectiva da história conectada, que visa analisar os documentos curriculares da formação de professores de História da UESPI e explorar como e se a lógica interdisciplinar foi apropriada no ensino e práticas pedagógicas de História  da educação básica do Ensino Médio piauiense, por meio da proposição  dos estudos da História da Educação no Brasil e do Piauí, em escala histórica sobre as influências da Escola Nova como movimento pedagógico internacionais que circulou na  Espanha e apropriada no Brasil. A pesquisa é justificada pela necessidade de compreender como as mudanças curriculares propostas pela BNCC e pela Lei da Reforma do Ensino Médio impactaram no ensino de História no Piauí e na formação de professores de História na UESPI, conectando-os aos debates internacionais.

  • Palavras-chave
  • Currículo, Ensino de História, Ensino Médio, Piauí, Formação de Professores.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • PIBIC-Ciências Humanas
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