Este trabalho tem como objetivo principal mapear as pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em Letras Português da UESPI – Campus Clóvis Moura, no período de 2012-2022, as quais têm como objeto de investigação os gêneros textuais. Foram analisados os objetivos da pesquisa, os problemas de pesquisa formulados e os métodos utilizados pelos licenciandos na produção de seus TCCs. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: “como o objeto gênero textual vem sendo abordado no conjunto das pesquisas realizadas pelos estudantes de Letras Português do Campus Clóvis Moura nos últimos 10 anos? Em que aspectos esses estudos contemplam o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica?”. A metodologia adotada incluiu uma análise bibliográfica dos TCCs produzidos nos últimos dez anos, a fim de identificar padrões e tendências na escolha dos gêneros textuais, na formulação dos problemas de pesquisa, na metodologia e na vinculação com a Educação Básica. A abordagem dos dados foi quantiqualitativa, foram encontrados onze monografias cujo objeto de análise é o gênero textual, sendo que o(a)s licenciando(a)s pesquisadores demonstram um interesse diversificado e aprofundado nos gêneros textuais, com ênfase significativa na compreensão e na aplicação prática em contextos educacionais. Por fim, os licenciandos estão interessados em investigar como os gêneros textuais interagem com diferentes disciplinas e contextos socioculturais. Este estudo contribui para uma compreensão mais ampla das práticas acadêmicas no curso de Licenciatura em Letras Português.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica