Este trabalho está situado na relação entre literatura infantil contemporânea e a ilustração, tendo como objeto a narrativa Pinóquio: o livro das pequenas verdades de Alexandre Rampazo, autor e ilustrador brasileiro, que ganhou diversos prêmios por suas obras, devido a isso, é importante analisar essa narrativa tão premiada. É a partir dessa análise que será possível discutir a configuração que a narrativa verbovisual infantil brasileira premiada apresenta em face da relação entre o texto e a imagem, que buscam ampliar os horizontes de expectativas da criança brasileira. A pesquisa teve como objetivo investigar o diálogo entre texto e imagem nas narrativas verbovisuais premiadas do autor Alexandre Rampazo, com vistas a ampliação de efeitos de sentido no leitor infantil numa perspectiva estética e artística. A fundamentação teórica está pautada em Aguiar (2001), Zilberman (2003) e outros autores acerca da narrativa infantil e o leitor; e Camargo (1995), Linden (2011) e Nikolaveja e Scott (2011) e outros autores acerca sobre o debate da ilustração e a relação texto/imagem. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa analítico-qualitativa. Concluiu-se na obra analisada que Alexandre Rampazo evoca sentido no leitor infantil numa perspectiva estética e artística.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica