CONFIGURAÇÃO DAS PESQUISAS LITERÁRIAS NA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS: TEMAS E VINCULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Grazielle Aparecida Alves da Silva
  • Co-autores
  • Shirlei Marly Alves
  • Resumo
  •  

    Esta investigação descreve as pesquisas que foram realizadas no curso de Licenciatura em Letras Português da instituição UESPI- Campus Torquato Neto, defendidas de 2017 a 2022. O objetivo geral foi fazer um mapeamento das pesquisas desenvolvidas na área da Literatura, com foco na temática, objetivo, metodologia e contribuições para Educação Básica. Tivemos como objetivos específicos: Identificar os temas investigados nos TCCs; situar os temas identificados em categorias que emergirão do material examinado; identificar o tipo de pesquisa, quanto à natureza, gênero, fontes, abordagem e objetivos; classificar as pesquisas de acordo com a presença/ausência de indicação de contribuições ao ensino e aprendizagem de língua materna na Educação Básica. Utilizamos as contribuições teóricas de Paiva (2019) e Oliveira (2009). No tocante à metodologia, trata-se de uma metapesquisa, descritiva e quantiqualitativa. Os resultados apontam para 73 TCCs de Literatura, classificados conforme as categorias propostas por Oliveira (2009). Encontramos 26 TCCs que pertencem à categoria de aplicação teórica e 29 pertencentes à categoria de análise sócio-históricas. Nas categorias de estudos empíricos, análises sistêmicas e análise intersemiótica encontramos 3 trabalhos em cada uma, enquanto na categoria denominada figura do leitor temos 9 monografias.  Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, predominaram as descritivas e documentais. No que concerne ao vínculo com a Educação Básica, somente 8 monografias se relacionam a esse contexto. Os resultados apontam que há escassez de trabalhos que se relacionem a Educação Básica. A maior parte das pesquisas concentra-se em análises de obras literárias, sem relacioná-las especificamente à prática em sala de aula.

  • Palavras-chave
  • Pesquisa literária, Letras Português, TCC, Educação básica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
Voltar
  • PIBIC-Ciências Exatas e da Terra
  • PIBIC-Ciências Biológicas
  • PIBIC-Engenharias
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências da Saúde
  • PIBIC-Ciências Agrárias
  • PIBIC-Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBIC-Ciências Humanas
  • PIBIC-Linguística, Letras e Artes
  • PIBIC-Multidisciplinar
  • PIBIT
  • Simpósio de Produção Científica
  • Extensão Fluxo Contínuo
  • PIBEU - Ciências Agrárias
  • PIBEU - Ciências da Saúde
  • PIBEU - Ciências Exatas, da Terra e da Natureza
  • PIBEU - Ciências Humanas
  • PIBEU - Ciências Sociais Aplicadas
  • PIBEU - Engenharias e Tecnologias
  • PIBEU - Línguística, Letras e Artes

Comissão Organizadora

RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz

Comissão Científica