Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas do professor na inclusão de um aluno surdo em uma escola de ensino médio regular em Teresina, com base nos pressupostos teóricos da Psicologia e Educação (Lustosa, 2019; Vygotsky, 1993, 1997) e da Educação e Cultura Surda (Pieczkowski, 2018; Quadros e Schmiedt, 2006; Quadros, 2004; Strobel, 2008; Witkoski, 2012). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de campo, com caráter exploratório e estudo de caso, envolvendo um aluno surdo e uma professora de Língua Portuguesa do segundo ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de quatro sessões de observação sistemática e dois questionários, um sociodemográfico e outro semiestruturado. Observou-se pouca interação entre a professora e o aluno surdo. As respostas aos questionários revelaram diferenças significativas na percepção da inclusão, com a professora demonstrando uma compreensão distinta da do aluno. Isso compromete o seu papel de agente ativa da inclusão, indicando a necessidade de mais recursos práticos para desenvolver uma abordagem que valorize o aluno como sujeito de conhecimento. Apesar do foco na professora como agente inclusiva, o estudo destacou o papel crucial da intérprete de Libras como facilitadora da comunicação e aprendizagem. Esses resultados sugerem caminhos para futuras investigações sobre a inclusão escolar da comunidade surda em Teresina-PI.
Comissão Organizadora
RAUIRYS ALENCAR DE OLIVEIRA
Tales Antão de Alencar de Alencar Carvalho
Gustavo Oliveira de Meira Gusmão
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
Antonio Gutemberg de Castro Ribeiro Neto
Samaira Cristina Souza Chagas
RAMALHO JOSÉ FERREIRA LEITE
Adriano Silva
ANA CAROLINA PINHEIRO DA SILVA
JAINE MARIA SILVA PARENTES
Florisa Rocha
Amanda Martins Veloso de Sousa
PEDRO PIO FONTINELES FILHO
Leidaiane do Nascimento Pereira
Mario de Sousa Oliveira
Andréa Conceição Gomes Lima
Marcos Assuero da Silva Cruz
Comissão Científica